FBP repudia reintegração de posse ocorrida em Campinas

 

Desocupação

Nota de repúdio à reintegração de posse na
Ocupação Nelson Mandela em Campinas

A Frente Brasil Popular de Campinas (FBP), que reúne centrais sindicais, partidos políticos, dezenas de entidades sindicais e sociais em defesa da democracia e contra o golpe que atropela os direitos humanos e os trabalhadores, vem a público manifestar seu repúdio à reintegração de posse, ocorrida nesta madrugada, na Ocupação Nelson Mandela em Campinas e à forma injusta, truculenta e insensível com que o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Jonas e demais agentes do poder público e judiciário conduziram esse processo.

Desde a noite passada, encontram-se no local representantes de movimentos sociais, políticos, advogados populares e parlamentares em apoio aos moradores do local. Muitos dos integrantes da FBP acompanharam a população da Ocupação Nelson Mandela, madrugada adentro, para evitar que houvesse um derramamento de sangue, como aconteceu há alguns anos no caso Pinheirinho.

A Ocupação Nelson Mandela, formada há mais de 30 anos naquele local, possui cerca de 500 famílias, com 282 crianças, 148 adolescentes, 28 gestantes, 24 idosos, cinco cadeirantes e centenas de adultos impactados pela crise econômica e pelo desemprego que não possuem moradia. Todas essas pessoas não terão para onde ir. O governo Jonas não disponibilizou nenhum lugar, nenhum ginásio para abrigar essas pessoas, conforme lhe foi solicitado. Até o presente momento, só irá acolher, não sabemos em que condições, 30 famílias, deixando a maioria dessas pessoas ao relento.

A Frente Brasil Popular defende o direito constitucional à moradia, aliada à função social da terra. Deve ser garantia do Estado dar condições de moradia digna para a população carente, princípio da seguridade social e da segurança para todos. Somos contra essa violência a tantas famílias e contra a política de um Estado que privilegia o especulador de terras em detrimento das necessidades sociais dos cidadãos.

Campinas, 28 de março de 2017.

Frente Brasil Popular de Campinas