Corações Livres: Com festa e luta PCdoB-CE comemora 95 anos

“1, 2, 3, 4, 5, mil… E viva o Partido Comunista do Brasil!”. Entre sorrisos e abraços, punhos cerrados e a convicção de continuar lutando e defendo o país e sua gente. Foi este o tom da festa “Corações Livres”, que comemorou, no último sábado (25), em Fortaleza, os 95 anos do PCdoB.

Corações Livres: Com festa e luta PCdoB-CE comemora 95 anos

Um dia para celebrar, reunir os amigos e ratificar a luta em defesa dos direitos do povo brasileiro. Os sentimentos de alegria, união e compromisso estavam no olhar das centenas de pessoas que estiveram na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica, para comemorar a trajetória de coerência e seriedade do Partido mais antigo do país. O entusiasmo estava nos membros da direção, quadros, militantes e amigos. Homens, mulheres e jovens, todos unidos, reforçaram a luta contra o golpe em curso no Brasil, as recentes medidas do governo golpista e em defesa da democracia, da soberania, dos trabalhadores e do Brasil.

No espaço popular e democrático teve muita música, barracas com comidas típicas, capoeira, maracatu, artesanato, lazer e lanche para crianças, mas também teve intervenções de protesto contra Michel Temer e seu governo.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, destacou o duplo significado do dia 25 de março. “O Ceará foi a primeira província do Império, ainda em 1884, a libertar seus escravos. E por iniciativa do então deputado estadual Lula Morais, a dia entrou para o calendário como Data Magna, tornando-se feriado. Além disso, comemoramos a fundação do PCdoB. Este ano é a terceira vez em que ocupamos a praça, no bairro onde fica localizada a nossa sede, para festejar com o povo”, pontua.

Para Paes, a comemoração deste ano tem um caráter ainda mais simbólico. “Vivemos tempos difíceis pós-golpe, com atentados e ameaças recentes. Por isso estamos aqui hoje, conclamando todas as forças políticas, populares e democráticas a se unirem numa grande frente, para livrar o país o mais rápido possível desta situação. O povo não aguenta e não vai deixar passar! Continuaremos ocupando as ruas, pressionando os parlamentares para que a gente derrote este governo. Esta é uma festa com conteúdo de luta, onde estamos olhando para a nossa história e mobilizando o Partido no presente com forte esperança de que, num futuro breve, consigamos remover estes obstáculos que hoje impedem o Brasil de crescer. Em breve os brasileiros retomarão as rédeas do destino da nossa nação e voltaremos a construir um país com mais soberania, desenvolvimento e distribuição de renda”, ratifica.

O deputado federal Chico Lopes destacou a “alegria de fazer parte do PCdoB, este Partido que nunca se entregou e continua firme na defesa do socialismo, principalmente no momento difícil pelo qual estamos passando. Vamos continuar defendendo intransigentemente nossa ameaçada democracia e o povo brasileiro. A festa do PCdoB é uma demonstração de que ainda temos resistência neste país”, defende.

Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, membro do Comitê Central do O PCdoB, ressaltou o entrelaçamento da história do Brasil à trajetória do Partido. “Apesar do cenário de retrocessos, são em momentos como estes que os comunistas surgem na linha de frente, como foi no tempo de Getúlio Vargas e no Regime Militar. Centenas de companheiros morreram por esta atitude corajosa de enfrentar as dificuldades. Desde as manifestações contra o impeachment, nossa bancada, apesar de pequena, tem tido uma postura de destaque. Nas manifestações de rua, o PCdoB tem sido protagonista, mostrando suas bandeiras. Por isso, as comemorações em todo o Brasil neste 25 de março mostram a afirmação e revigoramento do Partido em defesa do povo e da democracia. Nossa militância e quadros estão engajados, com espírito de unidade nesta luta de resistência”, considera.

A quase centenária legenda é construída por experiência e juventude. Ivo Braga, militante do PCdoB e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), considera o cenário atual de resistência. “Este momento é de reafirmação dos nossos ideais em defesa de uma sociedade fraterna e justa, mas também de resistência a este processo político que coloca em risto a democracia brasileira. Devemos, cada vez mais, reafirmar as bandeiras e os ideais do PCdoB, quer seja na praça, no trabalho, na escola, onde pudermos atuar. Dialogar com a sociedade é a melhor forma de envolver mais gente neste contexto. Quando a gente comemora com a cidade, conseguimos apresentar estas bandeiras para mais gente, trazê-los para perto e conseguirmos continuar construindo e ajudando o Partido por mais tantos outros anos. Mobilizar e resistir!”, conclama.

Mais

Além de Fortaleza, houve atividades em comemoração aos 95 anos do PCdoB em outros municípios cearenses como Maracanaú, Maranguape, Limoeiro do Norte e outras cidades.

Participaram da festa Corações Livres representantes de várias cidades, dentre elas Meruoca, Sobral, Uruburetama, São Gonçalo do Amarante, Canindé, Itapipoca, Maracanaú, Boa Viagem, Caucaia, Pacatua, Aratuba, Guaiuba, além de membros de vários comitês distritais de Fortaleza.