PCdoB realiza atos em comemoração aos seus 95 anos de luta

O aniversário de 95 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemorado neste sábado (25) mobiliza todo o Brasil pelo restabelecimento da democracia no país e contra o retrocesso nos direitos sociais. Os atos estão sendo realizados em vários estados. O PCdoB está mobilizando seus militantes, parceiros políticos e amigos para um grande ato político cultural na cidade em que o Partido foi fundado em 1922, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

95 anos

O ato nacional será realizado neste sábado (25) a partir das 15 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento político, cultural e multimidiático utilizará de várias linguagens artísticas. Com audiovisual, teatro, música, dança e poesia, e convidados do campo das política, da cultura, dos movimentos sociais.

Participam do evento, além de dirigentes e militantes do Partido, representantes de forças políticas progressistas e populares, além de personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, como parlamentares, artistas e autoridades.

O PDT será representado pela liderança política nacional, Ciro Gomes e pelo ex-ministro Leonel Brizola Neto. O deputado federal pelo PT, Wadih Damous, também participará da homenagem aos 95 anos do PCdoB.

Pelo PCdoB participam, além da presidenta nacional da legenda, deputada federal (PE) Luciana Santos e o vice-presidente Walter Sorrentino, a líder do Partido na Câmara, deputada (BA) Alice Portugal, a deputada (MG), Jô Moraes e a vice-líder da oposição na Câmara, deputada (RJ) Jandira Feghali.

A senadora Vanessa Grazziotin, líder do PCdoB no Senado e o recém-eleito presidente da Comissão de Trabalho na Câmara, deputado federal (SP) Orlando Silva também confirmaram presença no evento.

Segundo Luciana Santos, o ato deste sábado deve refletir o momento de lutas e embates que temos vivenciado com o governo ilegítimo de Temer. "Nestes 95 anos de vida o glorioso Partido Comunista do Brasil sempre esteve ao lado do povo, na defesa dos direitos dos brasileiros e valorizando a nossa cultura como elemento importante para a constituição da nossa identidade, estimando a diversidade e a espontaneidade do nosso povo".

A presidenta do PCdoB revela que o evento em Niterói vai ser um ato combativo, bonito, com a cara e a coragem do Brasil. "Toda a nossa militância que puder ir ao Rio de Janeiro deve vir conosco para celebrar com luta e alegria esse aniversário. Estaremos juntos nesse sábado, nas redes e nas ruas. Viva o PCdoB e sua militância aguerrida".  

As lideranças de juventude e presidentes de entidades estudantis, como Carina Vitral (UNE), Camila Lanes (Ubes), Renan Alencar (UJS) e Tamara Naiz (ANPG) que são militantes comunistas também participam da festa.

De artistas, os músicos e compositores confirmados são: João Donato, Flávio Renegado e a cantora Doralyce que participaram do evento.

Exposição

A Fundação Maurício Grabois organiza uma exposição que remonta uma linha do tempo e dá vida aos personagens da história do Partido e do país. A apresentação estará exposta na entrada do teatro e conta com registros fotográficos, dados, informações e relatos de momentos relevantes da história do PCdoB.

Ao vivo

O ato que terá transmissão ao vivo pelo Portal Vermelho e nas redes sociais dos parlamentares e parceiros do PCdoB, a partir do link bit.ly/2mHnTN3.

Atos nos estados

No estado do Amazonas a comemoração começou nesta quinta-feira (23) em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus com a presença de forças políticas e sociais do estado. Além disso, os militantes realizaram panfletagem nas ruas e encerraram as atividades com um jantar.

Neste sábado (25), a comemoração continua na capital amazonense com atividades a partir das 11 horas, no Clube da Petrobras. Os militantes comunistas celebram além dos 95 anos de fundação do PCdoB, 40 anos de fundação do partido no Amazonas e 100 anos da Revolução Russa.

Em Goiás, o ato será realizado nesta sexta-feira (24), às 17 horas no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa e contará com a presença de diversas lideranças do partido e de movimentos sociais.

No Mato Grosso, Cuiabá, haverá dois grandes eventos para comemorar os 95 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil, a sessão solene acontece nesta sexta-feira (24), às 18h30 na Assembleia Legislativa e a festa no sábado (25), no Clube do Ibama, a partir das 11 horas.

Atos políticos

Em São Paulo, a militância comemora os 95 anos do PCdoB realizando um ato-panfletagem, no Largo da Concórdia, no Brás, neste sábado (25), a partir das 9 horas. Segundo o presidente do Partido na Capital, Jamil Murad, o intuito é dialogar com o povo, mostrando a disposição dos comunistas em lutar contra a agenda de retrocessos que o governo ilegítimo de Michel Temer quer impor ao país e ao povo”.

No Ceará, o PCdoB comemora 95 anos com ato contra o golpe. O evento também será neste sábado (25) na Praça da Gentilândia, a partir das 16 horas. "Além de reunir amigos e militantes na praça, o aniversário do partido mais antigo do país terá, neste ano, a conotação de ato político e marca a reação de comunistas e defensores da democracia ao ataque promovido pelos golpistas contra os trabalhadores brasileiros".

Em São Luis, capital do Maranhão, o ato político e festivo ocorrerá na próxima segunda-feira (27), no Centro Histórico Reviver, Grand Hotel São Luís, a partir das 18 horas com a presença do governador Flávio Dino e vários convidados. 
 

No mesmo dia, os comunistas de Santa Catarina comemoram com sessão especial da Alesc. Antes, às 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro sobre a revolução russa, de Bernardo Joffily com o apoio da Fundação Maurício Grabois.