Sessão Solene e Festa marcarão os 95 anos do PCdoB

 Em Cuiabá/MT, haverá dois grandes eventos para comemorar os 95 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.

95 anos pcdob - Miranda Muniz

 Na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 19:00 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso estará realizando uma Sessão Solene em homenagem aos 95 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil, ocorrida em 25 de março de 1922.

Para o deputado Professor Allan Kardec, autor do requerimento, “ao realizar essa importante Sessão Solene, a Assembleia Legislativa reconhece a trajetória de lutas e a importância do PCdoB na luta pelos direitos do povo, do Brasil e pela Democracia. Também acaba prestando uma homenagem, mesmo que indireta, a dois deputados comunistas que tiveram presente na Constituinte Estadual de 1947, Rádio Maia e José Gomes Pedroso.”

Já o presidente municipal de Cuiabá, Miranda Muniz, ressalta que além da comemoração dos 95 anos do PCdoB “iremos aproveitar esse evento para homenagear diversos camaradas, bem como alguns lutadores do povo, com títulos de cidadão mato-grossense e moções, a maioria em vida e alguns em memória.”

Ao todo serão cerca de 80 homenageados. Dos filiados ao Partido, serão homenageados o vereador de Rondonópolis Sílvio Negri, a ex-reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, a histórica “Mãe Nísia”, de Barra do Garças, o jovem Vinícius Brasilino, presidente da UEE, o ator, escritor e comediante Ivan Belém, entre outros. Os não filiados, o coordenador estadual do MST Vanderly Scarabeli, o professor de direito Gustavo Teixeira, o jornalista Marcondes Muvuca, o presidente da AME Juarez França, etc. Em memória serão homenageados o professor Carlos Reiners; Raimundo Nogueira, preso político da Ditadura, Glauce Guimarães, jovem estudante de Geologia da UFMT; Júlio Bezerra, histórico comunista; Lázaro Amâncio, trabalhador rural; Manoel Francisco de Almeida – Bié, ex-presidente da FEMAB; Jony da Silva, preso e perseguido da Ditadura; Ivo Lopes Borges, advogado e ex-presidente do PCdoB/Cuiabá.

No dia seguinte, sábado, dia 25, será realizada uma Grande Confraternização que começará as 11:00 horas, com uma peixada, seguido de torneios de bozó, truco espanhol, apresentação de futebol feminino e torneio de futebol masculino entre as equipes DINO’S/PCdoBola, BABY’S, LA COMUNA e RESISTENCIA VERMELHA DO PANTANAL. Por fim, depois das 18 horas, haverá atividades culturais que deverá encerrar por volta das 23:59 horas. A Festa será no Clube do IBAMA, na Avenida do CPA, ao lado do BOPE.