Comenda Socorro Abreu: PCdoB-Fortaleza homenageará mulheres

Acontecerá na próxima sexta-feira (17), a partir das 19h, na sede do Comitê Estadual do PCdoB-CE, a já consolidada solenidade de entrega da Comenda Socorro Abreu. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mulheres do PCdoB de Fortaleza e já faz parte da programação de atividades do mês de Março, junto ao aniversário do Partido, que este ano festeja 95 anos de história, além das comemorações alusivas ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

PCdoB/Fortaleza homenageará mulheres com Comenda Socorro Abreu

O objetivo da comenda é homenagear mulheres que não são necessariamente filiadas ou militantes do PCdoB, mas se destacam no dia a dia, quer seja nas comunidades onde vivem, nas periferias, no trabalho ou mesmo em casa. Neste ano, as agraciadas exercem atividades variadas, dentre elas sindicalistas, estudantes, servidoras públicas, professoras e líderes comunitárias.

Para Francileuda Soares, secretária de Mulheres do PCdoB-Fortaleza, a comenda é um reconhecimento do conjunto do Partido a mulheres que, através de sua atuação, tornaram-se referência no meio onde vivem e seus exemplos fortalecem outras mulheres. A dirigente reforça ainda o caráter simbólico da homenagem, ratificando que o PCdoB reconhece e valoriza o protagonismo feminino.

Agraciadas

Evânia Maria Oliveira Severiano – Assistente social, servidora pública da Previdência
Germana Amaral – Presidente Estadual da UJS-CE
Maria Francilene da Silva – Liderança comunitária, dirigente da FBFF
Marta Cristina Jucá Policarpo – Liderança sindical, vice- Presidenta da AFIM
Quitéria Ferreira Lima – Dona de casa, mãe de 8 filhos
Rociclé Castro da Silva – Rezadeira
Rozane Valente Marins – Professora da UFC
Silvia Cavalleire – Mulher trans, liderança feminista do movimento LGBT.

Saiba mais

Instituída em 2000, por iniciativa da Secretaria de Mulheres do PCdoB, a comenda traz o nome da militante comunista, do movimento de mulheres e estudantil, que aos 26 anos foi assassinada a mando do ex-marido.

Socorro Abreu foi a primeira presidenta do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza e primeira vice presidenta mulher do Diretório Central dos Estudantes da universidade. Ela também ajudou a construiu o Centro Popular da Mulher, de onde foi diretora.

Conhecida por sua garra e intensidade, estimulava mulheres a construir a luta pelo fim da violência contra a mulher e para participar mais da política. Divorciada, cuidava de seu filho e disputava a guarda legal. Foi assassinada em sua residência, fruto da violência que tanto combateu em seus dias de vida.

A homenagem anual tem como marca a reverência desde as mulheres de grande destaque público às quase anônimas que também ajudam a construir uma sociedade mais justa.

Serviço

Entrega da Comenda Socorro Abreu

Data: 17/03 (sexta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Sede do Comitê Estadual do PCdoB-CE (Av. da Universidade, 3199, Benfica)
Promoção: Secretaria de Mulheres do PCdoB-Fortaleza