ONU contabiliza 69 mil deslocados por combates em Mossul

Ao menos 69 mil pessoas deixaram suas casas na parte ocidental da cidade de Mosul como resultado da ofensiva que livram o exército iraquiano e seus aliados para expulsar o Estado Islâmico (EI), assinalou nesta segunda-feira (13) as Nações Unidas.

Mosul antes da invasão do Iraque pelos EUA

A Organização Internacional para as Migrações admitiu que verifica sua cifra de deslocados com o governo de Iraque, que reporta dados diferentes.

No dia 19 de fevereiro o exército, apoiado por milícias e aviões estrangeiros, lançou uma operação militar para recuperar o controle total de Mosul, após que em meados de janeiro libertasse a zona oriental da cidade, ocupada pelo EI em 2014 em seu empenho em refundar o califado.

De acordo com a ONU, o total de pessoas deslocadas de seus lares supera o total de 200 mil, somando ambas partes do Rio Tigres, já que a maioria não tem podido regressar aos bairros orientais da cidade.

Nações Unidas agregou que as agências humanitárias continuam a assistência a essas famílias, localizadas nos acampamentos de emergência criados para atender o grande fluxo humano causado pelos combates.

Segundo autoridades iraquianas, suas tropas dominam mais de um terço do ocidente de Mosul, e em várias localidades têm encurralado aos terroristas.