Cuba lança aplicativo para explicar sistema político da ilha

Uma equipe da Universidade Central Marta Abreu de las Villas, em Cuba, desenvolveu um aplicativo de celular para ampliar o conhecimento da população sobre os sistemas eleitoral e político do país. O sistema está disponível para celulares Android.

Aplicativo Por Cuba - Divulgação

O aplicativo, chamado X Cuba (Por Cuba) contém textos, áudios, infográficos, imagens e frases que a população poderá consultar e compartilhar nas redes sociais. Além de informações sobre museus, praças, e espaços públicos.

No programa, ainda estão o texto integral da Constituição e a Lei Eleitoral. Existe, também, uma seção com 170 perguntas e respostas sobre o cotidiano da vida política.

Também no aplicativo, é possível ver de forma integral o texto “A História me Absolverá”, defesa do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, quando este foi julgado pela tomada do quartel de Moncada, em 1953, durante a ditadura de Fulgêncio Batista.

Para instalar o aplicativo no celular, é preciso baixá-lo no computador e transferi-lo para o dispositivo móvel, ou abrir o link de download diretamente pelo telefone, por meio deste link.