"Manipulação", rebatem parlamentares sobre discurso de Temer

Parlamentares rebateram o discurso de Michel Temer feito durante cerimônia de inauguração das obras de transposição do rio São Francisco, em Campina Grande (PB), nesta sexta-feira (10). O líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que Temer tenta se apropriar politicamente de um feito dos governos Lula e Dilma.

Governistas querem votações de matérias esta semana na Câmara - Agência Câmara

“Não adianta eles quererem incluir o nome deles no DNA do projeto de transposição do São Francisco. O povo do Nordeste sabe que os governos do PT foram os melhores governos para o Nordeste", afirmou Guimarães.

E completa: "A transposição do São Francisco é a marca da competência e do olhar diferenciado que Lula teve para com o Nordeste brasileiro. Temer não conhece o Nordeste, não sabe nem onde fica o Nordeste. O Temer deveria ter compromisso de finalizar o eixo Norte, que está parado há 9 meses. Ele só está inaugurando o eixo Leste, que já estava quase pronto”.

O deputado Afonso Florence (PT-BA) a afirmação de Temer de que as obras não têm paternidade é uma "manipulação".

“Isso é uma tentativa de manipulação, de ludibriar a opinião pública. Uma obra tão robusta como essa não se conclui em meses. Não reconhecer a influência de Dilma e Lula é uma tentativa de ludibriar a opinião pública e o povo nordestino sabe disso", disse o parlamentar.

A afirmação de Florence é confirmada pelos vídeos que que viralizaram nas redes sociais em que populares agradecem Lula e Dilma pelas obras na região.

"O governo de Temer só tem agenda negativa, aí tenta transformar em agenda positiva as obras da antecessora dele", frisou o deputados.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) disse que Temer tenta fazer “festa com chapéu alheio” e diz que, se Dilma não tivesse sofrido impeachment, a obra já teria sido entregue. “Muita gente que era contra e desdenhou, agora está querendo reivindicar. Tem uma expressão do povo nordestino que diz ‘não faça festa com chapéu alheio’. É isso que esse governo está querendo fazer. O dono do projeto é o povo nordestino, mas foi o Lula que começou a trabalhar para isso. E se a presidente Dilma não tivesse sido afastada, essa obra já teria sido entregue, conforme ela prometeu, no final de 2016”, destacou.