Em vídeo, Lula destaca luta da mulher e rechaça reformas de Temer

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância dos movimentos das mulheres para a conquistas sociais e voltou a criticar a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB).

Marisa Letícia e Lula - Divulgação

"Hoje, no Brasil e no mundo, as mulheres estão mobilizadas para lutar contra a violência masculina, a precarização do trabalho e a desigualdade salarial. Para as companheiras, todo o meu apoio e admiração", afirmou o ex-presidente.

Lula ressaltou que a cultura patriarcal gerou como efeito a discriminação de gênero. "Somos educados em uma sociedade machista, que desrespeita e subestima as mulheres. Não é justo que uma mulher ganhe menos que um homem exercendo a mesma função. Mais injusto ainda é que o governo queira acabar com direitos conquistados com muito esforço, como é o caso da aposentadoria", reforçou.

O ex-presidente frisou que a luta por igualdade é de todos, mulheres e homens, que devem atuar em unidade na "construção de um mundo melhor, sem opressão, sem estupros, sem assédios, sem maus-tratos, sem desigualdade e com muito amor e respeito".

"Aprendi muito com minha querida companheira Marisa e com as companheiras com que compartilhei momentos memoráveis nas lutas populares, no partido, no parlamento, no governo e no trabalho cotidiano", diz Lula. "Todas elas tiveram de transpor barreiras enormes para chegar onde chegaram."