8M tem extensa programação de debates e manifestações

Durante toda a quarta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma extensa programação de atividades acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como na cidade de Florianópolis e em todo o país. 

programação 8M florianópolis

O movimento marca uma data que não é uma comemoração, e sim uma oportunidade de mobilização, de dar voz às mulheres e de chamar a atenção para as ameaças aos direitos e para as muitas violências sofridas pela mulher em todo o mundo.

Além das palestras e debates, é organizada uma Greve Internacional de Mulheres (GIM), um movimento de mulheres de mais de 40 países. O “Dia sem Mulher” nasceu de um manifesto publicado pelo grupo Women’s March, dos Estados Unidos, inspirado pela mobilização Ni Una Menos, da Argentina. Sob o slogan “Se nosso trabalho não vale, produzam sem nós”, os grupos convocam mulheres de todo o mundo a deixarem os seus postos de trabalho e suas atribuições de cuidado e serviço doméstico para tomarem as ruas por igualdade salarial, respeito e um fim à violência contra a mulher.

Debates, Roda de Conversa e Exposição na UFSC
Várias atividades estão programadas para esta quarta-feira na Universidade. O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) organiza uma paralisação, com palestra e debate no Auditório da Reitoria. O Laboratório de Ensino de História do Colégio de Aplicação da UFSC (Lehca) promove a mesa-redonda “Dia Internacional da Mulher: feminismo e luta por direitos”, às 9h30, no Auditório do Colégio de Aplicação.

O encontro no Colégio é aberto à comunidade e terá a participação de Eliane Schimidt (servidora de carreira e superintendente do INSS da região sul entre 2005 e 2012), que falará sobre “As mulheres e a proposta de reforma da previdência do governo Michel Temer”. A professora Cristina Scheibe Wolff (do departamento de História da UFSC) irá discutir sobre “Feminismo e direito das mulheres”.

Uma roda de conversa para marcar o Dia Internacional da Mulher será promovida nesta quarta-feira, 8 de março, às 14h, no varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento terá a presença da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, e participação via skype da pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Márcia Veiga. A atividade é promovida pelo Departamento de Jornalismo, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor/UFSC), Coletivo Jornalismo sem Machismo, Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e Fenaj.

A Biblioteca Central da UFSC promove, também na quarta-feira, a exposição “Elas São: Galeria de Mulheres”. A mostra será inaugurada às 16h e permanecerá aberta à visitação até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h, no hall do auditório Elke Hering, localizado no piso superior da biblioteca. A exposição reúne dez retratos em acrílico sobre tela de mulheres anônimas e famosas que impactam este tempo com seu modo de existir, seu gesto artístico, político ou intelectual.

A artista plástica autora das obras é a professora universitária e bibliotecária Narcisa Amboni, que escolheu retratar dez mulheres por ser “um número cabalístico, que significa liderança, força e vitória”. As personalidades femininas homenageadas se destacam por sua arte, conhecimento, militância política ou simplesmente por sua presença carismática no mundo.

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) da UFSC paralisará suas atividades na quarta-feira em solidariedade à Greve Internacional de Mulheres e convidou a comunidade universitária a participar da luta. Leia aqui o Memorando Circular 002/2017/SAAD.

Programação em Florianópolis
Organizada pelo 8M Brasil – SC, a programação acontece durante todo o dia e inclui uma marcha de mulheres a partir das 19h. Confira:
06h30 às 9h: Panfletagem e entrega de fita lilás e apitos no Terminal de Integração do Centro (Ticen).
9h às 18h: Tribuna Livre para mulheres, com debates, exibição de vídeos, atividades artísticas, atendimento com profissionais de saúde e do direito, na Tenda do 8MBrasilSC no Largo da Alfândega.
12h30: Hora M – Apitaço Mundial das Mulheres
13h: Concentração e Ato Contra a Reforma da Previdência, em frente ao prédio do INSS, na Rua Felipe Schmidt, com mulheres do campo e da cidade, seguida de panfletagem nas ruas e lojas do Centro.
17h: Assembleia de mulheres para leitura e aprovação do Manifesto 8MBrasilSC, na Tenda do 8MBrasilSC no Largo da Alfândega.
18h: Concentração no TICEN para a Marcha das Mulheres em Florianópolis, com saída às 19h.
Clique nas imagens abaixo para acessar o panfleto do movimento.