Quadra chuvosa acima da média renova esperança de cearenses

As chuvas de fevereiro de 2017 superaram em 32,8% a média histórica para o mês no Ceará. Com média de 118 milímetros (mm), o Estado viu cair 157,5mm e aumentar a esperança num bom inverno.

Ceará: Funceme confirma previsão de chuvas dentro da média histórica

“Oh! Deus, perdoe este pobre coitado que de joelhos rezou um bocado pedindo pra chuva cair sem parar”. Composta pelo mestre Luiz Gonzaga, a canção “Súplica Cearense” ainda é atual e motivo de preocupação de cearenses e nordestinos. Do século passado aos dias de hoje, permanece o clamor por chuvas para amenizar os impactos da seca, que castiga, assola e preocupa.

Mas as últimas precipitações reforçam a expectativa de agricultores, estudiosos e governos. Considerado o primeiro mês da chamada “quadra invernosa”, o Ceará comemora as precipitações, que superaram a média histórica de chuvas no Estado, sendo o melhor começo dos últimos sete anos. Se comparado ao ano passado, quando choveu 53,2mm, as chuvas de fevereiro deste ano foram quase três vezes maior.

Mas mesmo com o animador cenário, os técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda mantêm cautela. Segundo Raul Fritz, o prognóstico para a quadra chuvosa, que abrange os meses de fevereiro, março, abril e maio, está mantido. Segundo ele, a probabilidade é de chuvas dentro da média histórica no Ceará. “Ainda corremos risco em relação à quantidade de chuva de que necessitamos para sairmos totalmente da condição de seca”, alerta.

A preocupação continua, mas a fé do cearense a espera de dias “bonitos pra chover” teima em se fortalecer. Mesmo com precipitações em todas as regiões do Estado, ainda preocupa o nível de armazenamento dos reservatórios de água. Com as chuvas de fevereiro, o aporte nos açudes foi mais que o dobro registrado no mesmo período do ano passado. Atualmente, os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm apenas 6,53% da capacidade total.

Mais

Segundo as previsões da Funceme, as chuvas devem continuar em todo o Estado neste mês de março, aumentando a expectativa de recarga dos reservatórios.

Os 153 reservatórios monitorados pela Cogerh tiveram aumento de volume. O aporte foi de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³).

Quatro deixaram de estar secos, um saiu do volume morto e outro já está transbordando. Mesmo assim, ainda há 32 açudes secos e 51 no volume morto.

Os três maiores açudes do Ceará são o Castanhão, maior açude público do Brasil, com capacidade de 6,7 bilhões de m³; o Orós (1,9 bilhão de m³) e Banabuiú (1,6 bilhão de m³).