Carnaval à paulista, uma tradição que resiste!

Henrique Preto, Grito da Noite, ancestralidade, tradição afro-brasileira. São ingredientes do samba de bumbo preservado na cidade de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. E é no carnaval que um dos pilares da música paulista faz ressoar seus bumbos e reafirma a singularidade do seu carnaval. O samba de bumbo continua nesta terça-feira (28), às 20h, em Santana. Confira artigo especial para o Portal Vermelho que relembra essa tradição.

Cortejo de samba de bumbo de santana de parnaiba grito da noite - Arquivo

O samba de bumbo rural paulista, avô do samba moderno está vivo e quer mostrar sua batida.

Por Leandro Daher*

São apenas 40 Km que separam a maior cidade do País de uma das mais antigas tradições registradas. Santana de Parnaíba, cidade da Região Metropolitana da Grande São Paulo é palco do Samba de Bumbo Rural Paulista.

Entende-se que foi o Samba de Bumbo que originou o samba moderno e, dentre os cinco “blocos” mais importantes, dois estão na cidade fundada por bandeirantes.

O samba de bumbo tem como característica principal o som grave, já que ele é composto apenas de bumbos, chocalho e zabumba, essa que dita o ritmo do samba. O principal representante desse movimento é o Grito da Noite, um dos sambas mais antigos do estado e o único que sai em cortejo pelas ruas da cidade, já que os demais se apresentam em forma de samba de roda.

A história do nascimento do samba é conhecida e contada por muitos Parnaibanos.

“Quando ainda só existia o centro da cidade, dois grupos de samba de bumbo já faziam a alegria dos moradores: o Galo Preto e o Galo Carijó. Os sambas saíam ao mesmo tempo pelas ruas. Assim que os tocadores se encontravam saía uma briga gigante, eram baquetas e chocalhos para todos os lados, já que os dois acreditavam que seu grupo era o samba que deveria estar na rua. Com o passar dos anos, com o peso da idade, muitos dos integrantes ou paravam de tocar ou morriam. O Galo Carijó, que tinha como líder Seu Henrique Preto, se manteve e de geração em geração o samba foi sendo ensinado e acontecendo. Hoje, o Galo Carijó ou o Samba do Henrique Preto é chamado de Grito da Noite e abre o carnaval de Parnaíba” .

A energia do samba de bumbo, também foi descrita pelo mestre Mário de Andrade de forma efusiva.

Andrade assim descreveu o Samba: "Enfileirados os instrumentistas, com o bumbo ao centro, todos se aglomeram em torno deste, no geral inclinados pra frente como que escutando uma consulta feita em segredo. É pois a coletividade que decide do texto-melodia com que vai sambar. No grupo em consulta, um solista propõe um texto-melodia. Não há rito especial nesta proposta. O solista canta, canta no geral bastante incerto, improvisando. O seu canto, na infinita maioria das vezes, é uma quadra ou um dístico. O coro responde. O solista canta de novo. O coro torna a responder. E assim, aos poucos, desta dialogação, vai se fixando um texto-melodia qualquer. O bumbo está bem atento. Quando percebe que a coisa pegou e o grupo, memorizando com facilidade o que lhe propôs o solista, responde unânime e com entusiasmo, dá uma batida forte e entra no ritmo em que estão cantando. Imediatamente à batida mandona do bumbo, os outros instrumentos começam tocando também, e a dança principia."
Mário Andrade descreveu o que ainda acontece nas noites de samba, onde fatos mesmo que corriqueiros são transformados em rimas e cantados não só pelos tocadores como pelos foliões que acompanham o bloco. E não precisa ser nada extraordinário, basta uma ronda policial para a rima acontecer.

A polícia dá dando ronda / quem tem faca de ponta esconda.

Hoje, em Parnaíba, ainda vemos as diversas ramificações que nasceram a partir do samba de bumbo Grito da Noite. Uma das coisas mais interessantes de tudo isso é o Galo Preto novamente nas ruas, colocado por um grupo de amigos. Diferente dos antigos tocadores, hoje o Grito da Noite e o Galo Preto desfilam, tocam e brincam o carnaval juntos e sem briga. Além do tradicional Grito da Noite e do Galo Preto, outros sambas são muito importantes para o nosso carnaval, como por exemplo o Esquenta do Sambão, o Samba do Galo Garnisé, O Briga de Galo (a briga fica só no nome), o Votubumbá, o Samba do Vovô da Serra do Japi, o Samba do Pé Vermeio, e o destaque fica para o Berro do Sexo Forte, samba que é tocado só por mulheres.

*Leandro Daher é brincante e batuqueiro do samba de bumbo Grito da Noite.