Botafogo, o alvinegro dos alvinegros

Alvinegro de tantas lendas como Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho e por que não, Túlio Maravilha também, o grande Botafogo do Rio de Janeiro, está na fase de grupos da Libertadores. O grupo que tem pela frente é difícil, estão na sua chave o atual campeão Nacional de Medellín, e o argentino Estudiantes de La Plata, mas isso é assunto pra depois.

Jogadores do Botafogo comemoram passagem para a fase de grupos da Libertadores 2017

O importante agora é comemorar a verdadeira batalha sul-americana que o Fogão enfrentou para chegar lá! Na primeira eliminatória da Pré Libertadores os cariocas tinham pela frente o grande alvinegro chileno, Colo-Colo, campeão da Libertadores de 91. No Rio, uma vitória por 2 a 1 que foi muito lamentada, o “gol fora”, marcado pelos chilenos, poderia custar caro. Mas nada que assustasse o grande alvinegro da estrela solitária. Lá em Santiago, 1 a 1. E o Botafogo sobreviveu.

Na sequência, nada mais nada menos que outro gigante alvinegro do nosso continente, o Olímpia do Paraguai, tri campeão da Libertadores. Com o 1 a 0 conquistado na capital carioca, um empate classificaria o Botafogo. Mas faltando pouco menos de quinze minutos para o apito final, gol do Olímpia. A partida então seguiu para os pênaltis. O cenário era totalmente favorável para os paraguaios, o tradicional estádio Defensores Del Chaco abarrotado de torcedores empurravam a equipe do Paraguai para mais uma Libertadores.

Foi então que brilhou a estrela de um paraguaio, mas do Botafogo, Gatito Rodrigues, goleiro revelado pelo maior rival do Olímpia, o Cerro Porteño. O arqueiro pegou 3 pênaltis e colocou o Fogão na fase principal do torneio.

Portanto, por hora, do Chile ao Paraguai, não existe alvinegro maior, que o alvinegro de General Severiano, o Botafogo do Rio.

De São Paulo,
Thiago Cassis