Órgão disciplinar do PC da China revela irregularidades e violações

O principal órgão disciplinar da China descobriu enfraquecimento da liderança do Partido e promoção de funcionários corruptos durante inspeções em quatro regiões de nível provincial, segundo um comunicado publicado na segunda-feira (13).

Partido Comunista da China

A Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do Partido Comunista da China (PCCh) lançou uma nova rodada de inspeção em novembro do ano passado, que abrangeu os municípios de Pequim e Chongqing, a Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi e a Província de Gansu. Todas as quatro regiões foram inspecionadas previamente.

Esta rodada de inspeção descobriu a liderança fraca do PCCh, promoções inadequadas, violações de regras de frugalidade e espaço alarmante para corrupção nas empresas estatais e outros setores, entre outros problemas, segundo as descobertas publicadas pela CCID.

Em Pequim, os inspetores descobriram que problemas identificados na inspeção anterior, relacionado com Lyu Xiwen, ex-vice-chefe do Partido em Pequim que foi acusada de corrupção, não foram resolvidos no tempo apropriado.

Alguns problemas descobertos durante a inspeção prévia, incluindo envolvimento de funcionários em corrupção, seleção e nomeação imprópria de funcionários e violações de regras de frugalidade de oito pontos, foram descobertos novamente, segundo a CCID.

Em Chongqing, a influência perniciosa de Bo Xilai, ex-chefe do Partido em Chongqing, e de Wang Lijun, ex-chefe policial e vice-prefeito, "não foi completamente eliminada", e a corrupção em empresas estatais "permaneceu severa", disse.

Inspetores também descobriram em Guangxi que alguns setores incluindo terra, transporte, silvicultura e empresas estatais, estavam mais propensos à corrupção, e em Gansu, riscos de corrupção foram altos em setores como transporte, aviação civil, terra e cultura.