Uneafro promove inserção de negros e periféricos na universidade

Com a aplicação de ações sociais, milhares de jovens no brasileiros não aceitam mais a realidade de que o Ensino Superior é exclusivo à elite branca.

Uneafro promove inserção de negros e periféricos à universidade - Reprodução

Uma dessas iniciativas, a Ong "União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora" (Uneafro) organiza-se em núcleos de atuação em diversas áreas e promove cursinhos pré-vestibulares comunitários, que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o Enem ou Concursos Públicos.

A UNEafro atua com grupos em diversas áreas tais como cultural, capoeira, formação política, esportiva ou qualquer área acadêmica ou social. O que define a atuação de um núcleo é seu caráter comunitário, pelo qual a UNEafro constituiu-se num combativo Movimento Social e Popular onde homens, mulheres, donas de casa, operários, jovens, idosos, negros/as, nordestinos e o povo pobre em geral são os verdadeiros protagonistas.

No vídeo abaixo, jovens que prestaram vestibular e conseguiram sua matricula em diferentes universidades públicas do país, explicam a importância da superação de barreiras para colorir o Ensino Superior, historicamente reservado para as classes dominantes brasileiras.

Para conhecer mais sobre a UneAfro, acesse aqui.

Confira abaixo o relato dos jovens: