Secult lança Especial em homenagem a Sérvulo Esmeraldo

O Crato, o Ceará, o Brasil e o mundo se despediram, há uma semana, de Sérvulo Esmeraldo, um dos maiores e mais influentes artistas visuais, que atravessou o breve século XX com seus trabalhos e seguiu criando novos caminhos e influenciando gerações, no mundo, no Brasil, no Ceará, no Crato.

Secult divulga Especial em homenagem a Sérvulo Esmeraldo

“Ele agora é pura luz”, disse sua companheira, a artista, curadora e pesquisadora Dodora Guimarães, na cerimônia de adeus ao grande mestre. “Ele se preparou para partir. Tinha um sonho muito grande de realizar uma exposição no Crato. E conseguiu realizar”, ressaltou Dodora, citando “A Linha, a Luz, o Crato”, aberta em setembro de 2016, na cidade natal do criador dos “Excitáveis”.

A Secult preparou um especial em homenagem ao poeta das linhas e das luzes. Acessando o material, você confere ilustração especialmente concebida pela artista visual Raisa Cristina e a nota oficial da Secretaria sobre a partida de Sérvulo e a irreparável perda para a arte e a cultura, para o nosso tempo.

Também uma enternecedora, pessoalíssima carta escrita logo após a notícia da partida de Sérvulo, pela historiadora Carolina Ruoso, curadora do Museu de Arte Sobrado José Lourenço, da Secult, destacando contribuições da trajetória do artista a “um outro estatuto para as artes tradicionais no Ceará”.

E uma entrevista com o coordenador do projeto Pinacoteca do Ceará, Carlos Macedo, que de Sérvulo foi amigo e aprendiz, nos contando sobre a convivência com o mestre e refletindo sobre o significado de várias de suas importantes obras, com destaque para os trabalhos públicos localizados em Fortaleza.

Vivam a luz, a linha, a poesia de Sérvulo Esmeraldo.

Especial