CTB irá realizar plenária com sindicalista cubano Ernesto Freire

“Conversando com Cuba” é o nome da plenária sindical que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizará, na próxima quinta-feira (16) em São Paulo, com a presença do dirigente da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Ernesto Freire.

Bandeira de Cuba - Reprodução

O sindicalista cubano estará no país, na semana que vem, para participar de um intercâmbio e irá trocar experiências com o movimento sindical brasileiro sobre a conjuntura política e a ação sindical latino-americana e caribenha diante da ofensiva conservadora na região.

Neste sentido, o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, destaca o papel da Federação Sindical Mundial (FSM) e do Encontro Sindical Nossa América (Esna) na resistência ao avanço das políticas neoliberais que prejudicam os trabalhadores.

“Fortalecer a FSM e o Esna como instrumentos de luta da classe trabalhadora internacional é fundamental para resistir a esta contraofensiva imperialista”, afirma o dirigente.

Conversando com Cuba

Na oportunidade, Freire que é do departamento de Relações Internacionais da central sindical cubana CTC, fará uma exposição com o tema “Cuba, atualização política e os EUA”.

A atividade acontece no auditório do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente), que fica na Avenida Tiradentes, 1323, a partir das 14 horas e contará com a participação dos sindicalistas.

Além destas atividades, o cubano também irá conhecer as entidades sindicais brasileiras filiadas à Federação Sindical Mundial.