CCJ do Senado terá Lobão como presidente e Anastasia na vice

O senador Edison Lobão (PMDB-MA) foi eleito nesta quinta-feira (9) o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O tucano Antonio Anastasia (PSDB-MG) ficou com a vice-presidência.

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
ABR200913DSC 7159
Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a ausência de grandes petroleiras no primeiro leilão do pré-sal, marcado para o dia 21 de outubro, não vai comprometer o sucesso da licitação

Considerada uma das mais importantes comissões do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, conhecida como CCJ, é permanente e a primeira a analisar os projetos encaminhados ao parlamento, independentemente do tema. Todo projeto que tramitar no Senado ou na Câmara precisa ser apreciado pela CCJ – bem como pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão a qual corresponda o tema da proposição.

A indicação de Lobão foi criticada por diversos parlamentares por ser alvo de dois inquéritos vinculados à Lava Jato. Ao todo, a comissão é composta por 27 senadores titulares e 27 parlamentares suplentes.

No comando da comissão, Lobão escolheu o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) para ser o relator no colegiado do processo de indicação do ministro licenciado da Justiça Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Escolhido por Temer para substituir o ex-ministro Teori Zavascki, morto em janeiro, Moraes será sabatinado e deverá ter seu nome aprovado na comissão e no plenário do Senado para ocupar a vaga.

Braga elaborar um parecer recomendando, ou não, a aprovação do nome de Moraes para ocupar uma vaga no Supremo. Segundo o senador, o plenário principal do Senado poderá analisar a indicação de Moraes entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março.

“Vou me debruçar sobre o parecer para entregá-lo já na próxima semana, mas aí tem o pedido de vistas, então acho que podemos votar no plenário entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março”, disse.