Um ano depois, criança abandonada na Nigéria começa a estudar

Há um ano a imagem de uma moça loira dando água a uma criança desnutrida circulou o mundo. Tratava-se do pequeno Hope, abandonado pela família por considera-lo “um bruxo”, e a dinamarquesa Anja Ringgren Loven, que presta ajuda humanitária na Nigéria. Um ano depois eles repetiram a foto, mas agora num contexto completamente diferente, o pequeno se prepara para seu primeiro dia de aula.

Hope e Anja - Divulgação

A Nigéria é a segunda maior economia da África, mas ainda assim o país é assolado por uma superstição que condena crianças ao abandono. É comum que famílias abandonem seus filhos quando consideram que estes são “bruxos”, Hope foi uma dessas vítimas.

Porém, diferente de outras centenas de crianças, Hope foi encontrado nas ruas por Anja que o resgatou e cuidou dele até que se recuperasse completamente. Exatamente um ano depois, no último dia 30 de janeiro, a ativista dos direitos humanos publicou uma foto contando orgulhosa que o pequeno começaria seu primeiro dia de aula.

"No dia 30 de janeiro de 2016, eu fui em uma missão de resgate com David Emmanuel Umem, Nsidibe Orok e nosso time nigeriano. Uma missão de resgato que viralizou e hoje faz exatamente um ano que o mundo conheceu um pequeno menino chamado Hope. Essa semana, Hope começa a ir a escola", comemorou.

À época, Hope estava extremamente desnutrido e com uma série de complicações de saúde devido às condições de exposição. Hoje o pequeno está saudável e pronto para encarar um mundo de descobertas que só o primeiro dia de aula pode trazer.