Começa reunião de chefes de Estado e Governo da União Africana

Os chefes de Estado e Governo que participam da vigésima oitava Cimeira da União Africana (UA) começam, nesta segunda-feira (30), suas sessões de trabalho na sede da entidade em Adis Abeba, na Etiópia.

União Africana - União Africana

No foro, que se concluirá nesta terç-afeira (31), se reunirão os mandatários das nações membros, que conformam a Assembleia da UA, órgão supremo de direção, que determina suas estratégias, adota seu programa anual de trabalho, e monitora a implementação das principais decisões.

Durante a etapa prévia, que teve lugar de 25 a 27 de janeiro, se reuniu o Conselho Consultivo, grupo integrado pelos chanceleres e embaixadores das 54 nações membros, os chefes dos principais departamentos e órgãos da UA, e outros funcionários, liderados por Moussa Faki Mahamat, ministro de Relações Exteriores de Chade, nação que ocupa a presidência pró témpore da UA.

Seus membros deliberaram a respeito de diversos informes do Comitê Técnico Especializado sobre aspectos chaves que a magna reunião discute, tanto organizativos como da problemática econômica e política do Continente.

Ademais, ajustaram detalhes da agenda e as recomendações que analisarão nesta segunda-feira e terça-feira os chefes de Estado e Governo da UA.

O Comitê de Representantes Permanentes constituído pelos embaixadores dos 54 países integrantes da UA e diretores da entidade, reuniram-se de 22 a 24 deste mês.

Fontes diplomáticas informaram que um dos temas principais do foro será a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente da Comissão.

Este assunto ocupou uma boa parte das negociações que ocorreram nos últimos dias em um retiro a portas fechadas.

A Comissão está liderada atualmente pela doutora Nkosazana Dlamini Zuma, que ocupa o cargo desde 2012 e teve um papel decisivo no cumprimento das principais tarefas da UA nos últimos anos, bem como na preparação das reuniões.

Entre os candidatos a este cargo está Pelonomi Venson-Moitoi, jornalista e figura política, que é a chanceler de Botswana desde 2014, membro da Assembleia Nacional de seu país em 1999.

Outro dos aspirantes ao posto é Moussa Faki Mahamat, chanceler de Chade desde abril de 2008, que foi premiê entre 2003 e 2005.

Agapito Mba Mokuy, ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação Internacional da Guiné Equatorial, desde 2012, também é candidato a liderar a Comissão da UA.

Como aspirante à direção dessa entidade está também Amina C. Mohamed Jibril, advogada, secretária do Gabinete de Relações Exteriores do Quênia, e anteriormente presidenta da Organização Internacional para as Migrações e do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio.

Na lista para as eleições ao órgão executivo da UA aparece também o senegalês Abdoulaye Bathily, que desde 2014 é Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a África Central.

Entre os candidatos à vice-presidência desse órgão estão Yancin Elmi Bouh (Djibouti), Ibrahim Ali Hussein (Somália), Thomas Kwesi Quartey (Gana), Víctor Emmanuel Djomatchoua Toko (Camarões).

A delegação de Cuba, convidada especial do evento, está liderada pelo vice-presidente Salvador Valdés Mesa, que desde sua chegada a Addis Abeba em 26 de janeiro desenvolveu uma intensa agenda de trabalho e se reuniu com as principais figuras do Governo etíope.

A comitiva está integrada também por Gerardo Peñalver, Diretor Geral de Assuntos Bilaterais do Ministério de Relações Exteriores de Cuba, o diretor da África Subsaariana da chancelaria da ilha, Ángel Villa, o cosmonauta e general de brigada Arnaldo Tamayo Méndez, Herói da República de Cuba, bem como o embaixador da nação antilhana nesta capital, Juan Manuel Rodríguez Vázquez.