Secretaria de Educação do Paraná é ocupada por professores

Cerca de 200 professores ocuparam a Secretaria de Estado da Educação em Curitiba na manhã desta quinta-feira (26). A ocupação é um protesto contra as medidas adotadas pelo governo Beto Richa (PSDB) através da resolução 113/2017 e que atacam diretamente professores e alunos no Paraná.

Secretaria de Educação do Paraná é ocupada - Mídia Ninja

Os ocupantes repudiam o anúncio do governador que novamente ataca a educação. Serão mais de 7.000 vagas de docente cortadas. Além disso, os critérios para seleção, ou desclassificação, vão incluir faltas e licenças, mesmo que justificadas. No Paraná professor apanha, não recebe o salário que merece, não tem aumento e ainda não pode ficar doente.

Os educadores participam no momento de um debate sobre a resolução de distribuição de aulas.

A APP Sindicato reivindica que o governo volte ao diálogo e retire as medidas impostas na resolução, como por exemplo, a medida que diminui as horas atividades dos professores deixando de cumprir a lei que determina um terço do tempo dos professores com hora atividade.

Caso o diálogo não seja estabelecido e as medidas revogadas, a possibilidade dos educadores entrarem em greve e o ano letivo não iniciar é bastante grande. A assembleia da APP já está marcada para o dia 11 de fevereiro, em Maringá.