Rui Costa dá posse a novos secretários; Olívia e Julieta assumem

O governador Rui Costa deu posse aos novos sete secretários e secretárias, na tarde da última segunda-feira (23/01), durante uma cerimônia na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os novos nomes chegam ao governo, segundo Rui, para oxigenar e motivar, ainda mais, a equipe, nesta segunda metade do mandato.

Para a nova composição, o PCdoB indicou os nomes de duas mulheres, que foram confirmadas pelo governador e assinaram o termo de posse na cerimônia: Olívia Santana, que assume a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e Julieta Palmeira, a nova titular da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). Álvaro Gomes, que deixou a SETRE, continua no governo, para a articulação política.

Rui Costa comparou as mudanças, que incluem, também, a ida do ex-governador Jaques Wagner para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a uma partida de futebol, sendo ele o técnico. “O técnico tem direito a mexer em 30% do time no segundo tempo. Eu mexi em 30% da minha equipe nesse segundo tempo do jogo para aumentar a ‘correria’ e alcançar as nossas metas”, justificou.

A indicação inteiramente de mulheres feita pelo PCdoB ao governo foi comemorada por Olívia Santana, que, antes da SETRE, era titular da SPM. “O sentimento é de muita emoção, de gratidão ao PCdoB. Eu não busquei isso, mas já que aconteceu, considero que é muito importante para nós, mulheres, esse voto de confiança que a direção do meu partido está me dando. É algo muito representativo daquilo que o conjunto das mulheres luta”, disse, após a cerimônia.

Olívia acredita que a decisão do partido pode influenciar as outras legendas que compõem a base do governador. “O PCdoB é um partido que faz a diferença no governo, principalmente no que diz respeito à questão da mulher, e isso sinaliza e estimula nos outros partidos essa abertura das estruturas de poder para que as mulheres possam ocupar”.

Na sucessão de Olívia na SPM, Julieta Palmeira, que é uma das pioneiras no movimento de mulheres da Bahia, explicou que pretende manter o projeto que o PCdoB construiu na secretaria, mas que quer apostar, também, em inovações, apesar do pouco tempo que tem pela frente. Segundo ela, a pasta tem um histórico de vitórias, “e nós vamos dar continuidade ao que é bom, mas apresentando novos projetos”.

Julieta, que já esteve à frente da Bahiafarma no governo Wagner, disse sentir um orgulho por voltar àgestão pública para atuar com políticas para as mulheres. “Acho que posso contribuir decisivamente, até porque é um setor que tem interseção com vários outros, como a saúde, os direitos humanos, ciência e tecnologia, educação e muitas outras secretarias. Vou dar tudo de mim para que as mulheres tenham consolidadas políticas públicas para avançar em seus direitos”, garantiu.

De Salvador,
Erikson Walla