Cuba e EUA vão trabalhar juntos para combater tráfico e terrorismo

Cuba e EUA assinaram nesta segunda-feira (16) um memorando de entendimento para ampliar a cooperação entre os dois países no que diz respeito à cooperação policial e à troca de informações. A informação foi divulgada através de um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

Raúl Castro e Barack Obama em Cuba - Efe

O memorando foi assinado em Havana pelo embaixador dos EUA, Jeffrey DeLaurentis, e pelo ministro cubano do Interior, Julio Cesar Gandarilla.

"Em virtude deste memorando, Washington e Havana continuarão o processo de diálogo sobre a aplicação da lei, que inclui intercâmbios técnicos sobre questões de interesse mútuo, tais como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, fraude, tráfico de seres humanos e a luta contra o terrorismo", diz o comunicado.

Após 54 anos sem relações diplomáticas, Cuba e os EUA concordaram em restaurar os laços recentemente, sob a administração do presidente norte-americano Barack Obama. Em julho de 2015, a nação latino-americana reabriu sua embaixada em Washington e, logo depois, os EUA fizeram o mesmo em Havana.