Assembleia Geral da ONU faz homenagem a Fidel Castro

Os países membros da Assembleia Geral da ONU fizeram uma homenagem nesta terça-feira (20) ao líder da revolução cubana, Fidel Castro, falecido no último dia 25 de novembro.

Fidel Castro na ONU - Divulgação

Organizado pela Missão Permanente de Cuba na ONU, a sessão especial de homenagem foi solicitada por diversos países de todos os continentes.

Em nome das organizações globais e regionais, foram feitos pronunciamentos recordando a personalidade de Fidel e seu legado construído após a revolução cubana, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da ciência e tecnologia.

O representante permanente da missão da Venezuela, Rafael Ramírez, em sua intervenção afirmou que seu país guarda uma eterna gratidão a Fidel por seu apoio à revolução bolivariana. “Eu tive o privilégio de escutar suas orientações, de conhecê-lo e trabalhar de perto com o político de maior impacto do século 20”.

Já o porta-voz da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) ressaltou que Fidel deve ser lembrado como um dos líderes mais influentes do mundo.

O embaixador tailandês Virachai Plasai, que falou em nome do G-77, organização que engloba 134 dos 193 países membros da ONU, destacou o legado da figura de Fidel.

A sessão especial foi iniciada com um minuto de silêncio pela morte do líder histórico. O presidente da assembleia, Peter Thomson, que abriu os trabalhos, ressaltou a visão de Fidel e seu chamado aos povos de salvar o mundo da guerra, do subdesenvolvimento, da fome, da pobreza e da desnutrição, em defesa dos recursos naturais e da dignidade humana.