Aluno homossexual protesta com vestido e salto na formatura do ITA

Um formando do curso de engenharia do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP), uma das instituições mais renomadas do país, fez um protesto durante a solenidade de colação de grau no último sábado (17). Talles de Oliveira Faria, de 24 anos, é homossexual e recebeu o diploma trajando roupas femininas estampadas com palavras de protesto. Ele diz ter sido vítima de homofobia dentro da instituição.

Aluno LGBT protesta com vestido e salto na formatura do ITA - Reprodução/ Facebook

Em entrevista ao jornal Metrópoles, ele explicou o motivo do seu ato. “É um ambiente terrorista. Vários alunos querem sair porque não aguentam a pressão psicológica”, disse.

Talles ainda argumentou que foi obrigado a pedir desligamento da FAB porque, segundo ele, a instituição o perseguia. “Eles usaram material do meu Facebook para gerar fichas de transgressão militar. No ano passado, fui recebendo pequenas punições, como pelo fato de usar maquiagem. A FAB abriu uma sindicância para apurar meu comportamento. Ao contrário do que ocorre com outros alunos que entraram nesse processo, eles queriam que eu saísse da corporação”, denunciou o jovem.

O vídeo foi divulgado na página Guarulhos Direita Conservadora com a legenda: “Um cadete de vestido vermelho petista e de salto alto, como uma fêmea andrógina, recebendo as honras do outrora glorioso ITA, agora uma extensão da parada gay”, disse a página, reforçando a cultura homofóbica no país. 

Enfim, Talles brilhou muito com sua maquiagem e em cima do salto, e foi aplaudido pela maioria, como você pode ver no vídeo abaixo: