CTB debate estratégia contra o retrocesso para 2017 

"Em 2017, o ano será de luta para barrar os projetos que hoje desmontam a CLT”, disse Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), durante a abertura da 16ª Reunião da Direção Nacional da central que ocorre até esta sexta-feira (16) em Belo Horizonte, Minas Gerais.

16ª reuniao da exectuvia nacional da CTB . local MG - CTB

Além do presidente da central e de dirigentes nacionais, a mesa inaugural do encontro que começou nesta quinta (15) contou com uma análise da conjuntura política feita pelo presidente do PCdoB Minas Gerais, Wadson Ribeiro. De acordo com ele, é preciso ampliar as forças progressistas e de esquerda para resistir a agenda ultraliberal que o governo sem votos de Michel Temer com o aval do Legislativo e do Judiciário estão impondo à sociedade brasileira cortando os direitos sociais e trabalhistas.

 
Neste sentido, Araújo acredita que é fundamental fortalecer o diálogo com a classe trabalhadora para alertá-la sobre as consequências de medidas como a recém aprovada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 que congela investimentos em setores sociais importantes como a saúde e a educação por 20 anos. "Precisamos refletir em nossas bases a luta que é travada pela CTB em defesa dos direitos", alertou Araújo.
 
Os participantes concordaram em unificar a população para construir uma frente ampla de luta para barrar estes retrocessos. No fim da reunião foi aprovada uma moção em homenagem a Dom Evaristo Arns que morreu na ultima quarta (14) por sua luta e resistência no período militar no Brasil.
 
A reunião segue nesta tarde com o debate sobre o quarto Congresso Nacional da CTB, que será em agosto do ano que vem.