Deputadas do RS estão sofrendo perseguição de pessoas ligadas ao MBL

As deputadas estaduais do Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB) e Juliana Brizola (PDT) denunciaram à presidência da Assembleia Legislativa assédio moral e perseguição de dois homens que seriam ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL), dentro da Casa. De acordo com as deputadas, os dois homens estariam com acesso livre ao prédio da Assembleia, mesmo que este esteja com portas fechadas para evitar a entrada de servidores e protestos há dias.

Juliana Brizola e Manuela D Avila - Manuela: Guilherme Santos/Sul21 e Juliana: Marcelo Bertani/ Agência ALRS

Juliana conta que esse não é seu primeiro encontro com um deles. Segundo ela, durante a campanha para as eleições municipais de Porto Alegre, onde concorreu como vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo (PMDB), o homem já havia a abordado de forma violenta em um evento na Esquina Democrática. Ela registrou um boletim de ocorrência contra o jovem, que negou qualquer envolvimento com o MBL, na época.

Nesta segunda-feira (12), ele voltou a perturbar a deputada, desta vez acompanhado por um aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conhecido por um episódio onde ameaçou outros estudantes com uma arma no próprio campus universitário. Os dois homens perguntaram por Juliana em seu gabinete.

“Tentaram ir ao meu gabinete, perguntaram por mim e eu não estava, perguntaram se eu voltava, a minha assessora disse que sim, eles já filmando. Eles falaram que voltariam porque ‘gostariam de explicações’”, conta Juliana. Os dois homens não teriam dito que “explicações” seriam essas.
Depois, os homens teriam seguido para o gabinete de Manuela com a mesma conversa. A deputada do PCdoB avisou a colega parlamentar, já conhecendo seu histórico com um dos jovens.

Juliana conta que teve que acionar a segurança da Assembleia para sair escoltada, já que estava com o filho pequeno. Nesta terça, ela entrou com ofício na presidência da Casa, registrando nome e sobrenome dos dois homens e anexando o BO que ela já havia registrado contra um deles. “Por que em cima das mulheres? Tem outros deputados contra o pacote e eles não vão [para cima]. Além de tudo, são covardes. Mas eles não vão nos intimidar”, diz Juliana.

Manuela também teve que acionar a segurança para circular na AL, na segunda-feira (12). Ela questiona como os dois homens, que não são jornalistas, nem servidores da Assembleia, estão tendo acesso liberado à Casa em dias que nem audiências públicas estão sendo permitidas lá dentro.

“A Assembleia está fechada para o povo, mas nós temos dois caras que ameaçam a Juliana e a mim – um deles se tornou conhecido porque sacou uma arma na UFRGS contra estudantes – que entram e circulam tranquilamente. Nós queremos saber como e que tenha aqui um critério único”, afirma ela. “Como assim os trabalhadores não entram e eles entram?”