Liège: Existem novas perspectivas para debater o aborto na sociedade

A secretária de mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Liège Rocha, conversou com o Portal Vermelho nesta terça-feira (30) sobre da decisão de três juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) votarem a favor do aborto até o terceiro mês de gestação. A sessão do supremo desta terça-feira (29) decidiu pela absolvição de membros envolvidos em uma possível prática do aborto, em Duque de Caxias (RJ).

Liege Rocha seminário 80 anos voto feminino

Os votos dos juízes Barroso, Rosa Weber e Edson Fachin não legaliza o aborto, valendo apenas para o casoespecífico dos julgados de Duque de Caxias, porém, abre precedentes para que, em uma próxima votação no plenário do STF, o tema seja aprovado.

Liège encara como um progresso a postura dos três juízes do STF. "Antes o aborto só era possível em situações previstas em lei, no caso de risco de vida da mãe ou estupro, a microcefalia foi posterior, e ainda tem toda uma polêmica envolvendo esses temas. Temos em vista uma nova perspectiva, quando novos setores dialogam sobre o interrupção da gravidez: O posicionamento do Papa afirmando que padres devem perdoar mulheres que abortam, somada a postura do STF", conclui Liège.

Confira a íntegra da fala de Liège Rocha ao Portal Vermelho: