Hollande decide não se candidatar à reeleição na França

O presidente da França, François Hollande, declarou nesta quinta-feira (1º/12) que não vai concorrer à presidência do país. Em comunicado surpreendente à nação, o presidente será o primeiro líder francês a não buscar a reeleição desde a Segunda Guerra Mundial.

François Hollande

Considerado como o presidente mais impopular das últimas décadas no país, em recentes pesquisas sua aprovação girava em torno de 4%. "Eu decidi não ser candidato à presidência, não buscar renovar meu mandato", disse Hollande, em pronunciamento ao provo francês no Palácio do Eliseu.

Ele disse que fez muitos esforços para manter suas promessas pré-eleitorais, mas concluiu que havia alguns erros em como estas foram implementadas.

O chefe de Estado lembrou os desafios que o país enfrenta, em particular a ascensão da extrema-direita e a ameaça terrorista. Hollande destacou o combate ao desemprego e a defesa das liberdades como êxitos de sua gestão.

"Eu lhes digo francamente. O perigo maior é o protecionismo, é fechar-se em si mesmo. Esse será o maior desastre para os franceses", declarou o presidente, um dos mais impopulares das últimas décadas.

Hollande foi o presidente que impôs uma extensa reforma das leis trabalhistas, que levaram milhões de pessoas às ruas das maiores cidades do país, e à queda de popularidade de seu partido. A eleição presidencial francesa está marcada para abril e maio de 2017.