Imprensa internacional destaca tragédia com avião da Chapecoense

A imprensa internacional dá nesta terça-feira (29), grande destaque à queda do avião que transportava a Chapecoense, Cerro Gordo, na Colômbia. A aeronave transportava 81 pessoas. Estavam a bordo 22 jogadores, comissão técnica, 21 jornalistas, convidados da equipe brasileira e a tripulação.

Chapecoense

Segundo as informações do jornal britânico The Guardian, o avião perdeu o contato com controladores de terra à meia-noite (horário local) e provavelmente tentou fazer uma aterrissagem forçada. O número de mortos é de de 75.

Emissoras de rádio e televisão dos Estados Unidos informaram que o avião vinha da Bolívia para o aeroporto de Medellín, na Colômbia, onde a Chapecoense iria enfrentar o Atlético Nacional, de Medelin, em dois jogos finais da Copa Sul-Americana.

Cinco pessoas sobreviveram. Vários jornalistas esportivos também estavam no voo, inclusive, o comentarista Mário Sergio, ex-jogador e ex-técnico de futebol.

Fortes chuvas estão dificultando os esforços de resgate, mas cerca de 90 trabalhadores de serviços de emergência estão agora no local do acidente. O prefeito de Medellín disse que o acidente foi "uma tragédia de proporções enormes".

A cobertura da imprensa britânica traz ainda um perfil do time brasileiro. A tragédia que ocorreu nesta madrugada também aparecia na página principal no site do jornal The Times, com foco para os seis sobreviventes do acidente.

O espanhol El País dá grande espaço na sua página principal para a cobertura do acidente. Entre as manchetes estava o nome do jogador Cléber Santana, que jogou pelo clube espanhol Atlético de Madrid e que não sobreviveu.

O El País também publicou uma reportagem sobre o time catarinense, classificando-o como “um clube humilde que disputaria sua primeira final internacional”.

Na Argentina, os jornais fazem grande cobertura do caso e citam o jogador Alejandro Martinuccio, o único argentino do time, que não embarcou no voo por conta de uma lesão.

O jornal esportivo Olé também fala sobre o caso de Martinuccio e traz um perfil da Chapecoense, que eliminou nas fases anteriores do campeonato sul-americano dois clubes argentinos.

O jornal japonês The Japan News coloca a tragédia como destaque principal do seu site, deixando de lado as notícias regionais de que a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, deve renunciar ao cargo.

Os principais jornais, canais de televisão e de rádio da Colômbia estão com foco total na cobertura do acidente. O portal de notícias colombiano Mi Oriente publicou em seu perfil na rede social Twitter um vídeo do momento do resgate do sexto sobrevivente, o jogador brasileiro Neto.

Segundo informações da imprensa local, fortes chuvas estão dificultando os esforços de resgate, e cerca de 90 trabalhadores de serviços de emergência trabalham no local do acidente.

O maior jornal da Colômbia, o El Espectador, informava sobre a suspeita de que o acidente teria sido causado por uma pane seca no avião.

O El Espectador também publicou sobre a suspensão das atividades e campeonatos pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmembol) e o comunicado oficial do Atlético Nacional sobre o caso.