Farc lamentam morte de Fidel: “Acordo de Paz será homenagem póstuma”  

O comandante da equipe das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) que está em Havana para os Diálogos de Paz, Ivan Márquez, lamentou a morte de Fidel Castro e agradeceu o empenho do líder da revolução cubana para a conquista da paz na Colômbia.

Fidel Castro - Getty

Em uma mensagem através do Twitter, publicada em Havana, Márquez agradeceu a Fidel por seu “imenso amor pela Colômbia”. “Que o Acordo de Paz de Havana seja nossa homenagem póstuma”.

Fidel Castro foi fiador do processo de paz entre as Farc e o Governo colombiano que busca dar fim ao conflito de mais de 50 anos ao abrir as portas de Cuba e receber as duas partes para o diálogo. Para Márquez, Fidel foi “o revolucionário mais admirável do século 20”.

O comandante em chefe das Farc, Timoleón Jiménez, lamentou profundamente a morte de Fidel e publicou uma curta mensagem em sua conta no Twitter: “Partiu um dos grandes homens da América e do Mundo. Gloria eterna em sua memória! Viva Fidel!”.

Outro integrante das Farc, Pastor Alepe, destacou que Fidel foi “o sonhador e criador mais formidável de nossa história. O humanista mais comprometido com a humanidade”.

Um grupo de militantes das Farc observou que “Fidel não partiu até que o Acordo fosse firmado”. Os Diálogos de Paz em Havana duraram mais de 5 anos para elaborar um acordo capaz de dar fim à guerra. Porém, este foi rejeitado pela população através de um plebiscito realizado no dia 2 de outubro depois de uma massiva campanha da oposição. Com isso, as partes voltaram à mesa de diálogo para fazer os ajustes necessários e a versão final e definitiva foi assinada no dia 12 deste mês.