PCdoB resolve pendência judicial em Correntina e aumenta prefeituras

O número de prefeituras conquistadas pelo PCdoB-Bahia nas eleições deste ano aumentou de 12 para 13, com a resolução de um problema na candidatura de Nilson Rodrigues, o Maguila, do município de Correntina, no extremo oeste do estado. Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reformou a decisão da juíza que havia tornado inapta a candidatura de Maguila, confirmando, assim, a vitória obtida por ele nas urnas.

A primeira decisão pela impugnação da candidatura se deu porque Maguila, que já foi prefeito por dois outros mandatos na cidade, fez uma prestação de contas de fora do prazo exigido por lei, o que motivou a desaprovação pelo Tribunal de Contas. A defesa do candidato comunista argumentou, no entanto, que, apesar da perda do prazo, não houve fraude contra a administração que justificasse a impugnação da candidatura.

“Já é pacificado que quando não há indícios de fraudes não gera inelegibilidade. Portanto, insisti como candidato e ganhamos no TRE. A candidatura está deferida, vou ser diplomado, vou tomar posse e vou governar Correntina, assim como quer o povo. Eu fui eleito com mais de 53%”, comemorou Maguila, que participou, na última segunda-feira do encontro de prefeitos eleitos pelo PCdoB.

Na disputa eleitoral, Maguila enfrentou o prefeito Ezequiel Barbosa (PSDB), que tentava a reeleição. Por conta da derrota nas urnas e na Justiça, Barbosa tem dificultado o diálogo para a transição para o novo governo, segundo o prefeito eleito. “Temos uma dificuldade imensa porque estamos recebendo o município muito quebrado e o atual prefeito não quer fazer sequer a transição”, denuncia.

Apesar das dificuldades, que poderão ser agravadas pela crise econômica do país, Maguila disse que pretende apostar na experiência acumulada à frente da administração municipal para fazer um bom governo. “A experiência me faz ter mais pé no chão e a capacidade de superar as dificuldades para fazer a vontade da maioria”.

Ele também acredita no apoio e orientação do PCdoB para o enfrentamento dos problemas. “São tempos difíceis, mas nós contamos com o apoio do partido, dos deputados. Vamos precisar muito de orientação para que a gente possa adequar a administração com a realidade que nós temos”, finalizou.

Além de Correntina, o PCdoB baiano conquistou as prefeituras dos municípios de Caetanos (Paulo de Reis), Campo Alegre de Lourdes (Dr. Enilson), Capela do Alto Alegre (Dr. Nei), Iramaia (Professora Bete), Itiúba (Cecília), Juazeiro (Paulo Bomfim), Licínio de Almeida (Dr. Fred), Rodelas (Geraldinho de Livino), Serrolândia (Gonçalves do Sacolão), Tanque Novo (Vanderlei Cardoso), Uauá (Lindomar Dantas) e Várzea do Poço (Carneiro).

De Salvador,
Erikson Walla