Carlos Felipe lamenta incertezas na transposição do Rio São Francisco

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) manifestou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quinta-feira (24), com as incertezas sobre a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, paradas no eixo norte – que inclui o Ceará -, após desistência da construtora Mendes Júnior em continuar com o projeto.

Carlos Felipe

Segundo o parlamentar, o Ceará está na iminência de mais um ano de estiagem e sem garantias de que a reposição da carga hídrica vai ser satisfatória para atender toda a população.

“A transposição do rio São Francisco seria fundamental para amenizar um pouco o nosso colapso hídrico. Por isso, estou apresentando requerimento na Casa no sentido de convidar os senadores cearenses e representantes do Governo Federal para realizarmos um grande debate na Assembleia sobre o tema”, anunciou o comunista.

Mestrado do ITA 

Carlos Felipe também elogiou o governador Camilo Santana pela iniciativa de lançar o curso de Mestrado Profissional (MP-Safety) do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O curso, que está com inscrições abertas para a formação da segunda turma, é fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); o ITA; a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

“São 32 vagas ofertadas nas áreas de segurança de aviação e aeronavegabilidade continuada, e é uma oportunidade ímpar de capacitação profissional possibilitada por um instituto de excelência nacional e internacional, que é referência mundial em tecnologia e aviação”, assinalou o deputado.

O parlamentar destacou ainda a sessão especial realizada na última segunda-feira (21/11), no Plenário da Assembleia, que discutiu o papel do Banco Central no Brasil.

“Participaram do evento diversas autoridades da economia do País, que defenderam o papel do Banco Central no desenvolvimento do Brasil, quando estamos vendo no atual Governo Federal um recuo cada vez maior de direitos estabelecidos”, avaliou Carlos Felipe.

Em aparte, o deputado Carlos Matos (PSDB) informou que estava em Brasília, junto com outros deputados estaduais, representando a Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar as Obras do Rio São Francisco da Assembleia e participou de encontros sobre a continuidade da transposição.

“Pelo que conversamos e escutamos em Brasília, o Governo Federal está reagindo em relação à conclusão da transposição, sinalizando que os recursos para isso já estão assegurados. Se, em janeiro, for consolidado o cenário de seca para o ano, será feita a dispensa de licitação para a conclusão da obra”, adiantou Carlos Matos.