Apuração nos EUA: Hillary tem dois milhões de votos a mais que Trump

Com a apuração do voto popular já bastante avançada, Donald Trump se tornou o candidato republicano mais votado em números absolutos na história das eleições presidenciais norte-americanas. Apesar de ter ficado bem atrás da democrata Hillary Clinton no voto popular, Trump superou claramente a votação obtida pelos candidatos republicanos anteriores (John McCain e Mitt Romney) e também a concedida ao último presidente republicano, George W. Bush.

Protesto em Nova York contra a eleição de Donald Trump

Segundo sites que continuam acompanhando a apuração, como o Atlas of US Presidential Elections, de Dave Leip, e o The Cook Political Report, Trump já superou os 62,04 milhões de votos obtidos por Bush em 2004, embora ainda faltem votos a ser computados na atual eleição.

Os votos pendentes de apuração não têm como alterar o resultado, já que Trump assegurou a maioria no Colégio Eleitoral, onde representantes dos Estados elegem o presidente.

Apesar do feito histórico, Trump, com mais de 62,2 milhões de votos, está quase dois milhões atrás de Hillary Clinton no voto popular – mais de um ponto percentual. Com 46,4% dos votos, ele é o republicano eleito com o menor percentual do voto popular desde Richard Nixon, em 1968. Hillary Clinton, por sua vez, é a candidata democrata com menor percentual desde que seu marido ganhou as eleições em 1992, com apenas 43,01% das preferências.