Moçambique: Rumores de combates entre Renamo e Frelimo

Moçambique não está em guerra mas existem alguns conflitos armados entre forças do governo e as do maior líder da oposição. Afonso Dlhakama, lider da Renamo, não aceita os resultados eleitorais afirmando que o processo não decorreu de forma clara e transparente e exigindo a sua repetição, que nunca se verificou. Terá decidido, por isso, tomar pela força algumas províncias onde acredita ter ganho.
 

Milícia da Renamo entra em conflito contra Exército de Moçambique

O partido no poder, a Frelimo, lançou uma ofensiva contra a Renamo, quebrando os acordos de paz assinados em 1992 e ratificados entretanto em 2014.

Nenhuma emissora de televisão faz menção a qualquer conflito e o governo não permite os jornalistas nacionais e internacionais de acessarem os locais onde os combates estariam acontecendo.

Quer a Frelimo quer a Renamo acusam-se mutuamente dos ataques.

Entretanto, descobriu-se que o governo contraiu três dívidas com o FMI e com dois bancos europeus, a pretexto do “desenvolvimento do país”. O capital terá sido usado para compra de armamento, levando assim todos os parceiros a cancelarem a ajuda econômica ao país e à desvalorização da moeda.