Governo venezuelano expressa compromisso com a ordem constitucional

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ratificou, neste domingo (20), o compromisso do governo bolivariano para construir um país onde se respeite a Constituição, frente às pretensões de setores de direita de quebrar a ordem.

Nicolás Maduro - Efe

Durante um contato telefônico com a emissora Rádio Miraflores, o chefe de Estado pediu "uma grande campanha para promover os valores e a cultura do respeito e da convivência".

Criticou os discursos da oposição, em especial do presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, que a seu julgamento está "envenenado de ódio, de desejo de violência, de vingança, de desprezo à mulher, às instituições, à Carta Magna".

A respeito, informou que se está preparando uma demanda contra o dirigente opositor, por "instigar delitos e o crime de ódio".

"Estava lendo as informações que estão circulando pela internet de que um grupo de advogados têm preocupação sobre como este senhor durante este ano se empenhou em encher de violência este país e o envenenar de ódio e divisão", comentou.

Maduro recordou que nos últimos 17 anos a revolução bolivariana tem sofrido "ataques terroristas que não devem ser esquecidos", como o homicídio ao promotor Danilo Anderson.

"Quando o país entrava na onda de paz, depois da vitória do comandante Hugo Chávez no referendo revocatório, a direita teve a ousadia de assassinar um dos líderes de opinião pública por se atrever a ir contra os interesses que jamais tinham sido tocados pela justiça venezuelana", manifestou.

Maduro pediu o fim da campanha de ódio, violência, vingança e divisão e que se imponha o direito de viver em paz. Indicou que a Venezuela quer paz e para isso "tem que ter justiça".