Visita de Xi Jinping ao Equador abre nova era para relações bilaterais

Os últimos dias testemunharam uma visita frutífera do presidente chinês Xi Jinping ao Equador, a primeira de um líder chinês ao país latino-americano em 36 anos.

Rafael Correa recebe Xi Jinping em Quito

O chefe do Estado chinês chegou ao Equador na tarde de quinta-feira e partiu para Lima, capital do Peru, no dia seguinte. Ele conversou com os principais líderes equatorianos, testemunhou a assinatura de vários acordos de cooperação, se reuniu com a imprensa e visitou a sede do sistema nacional de resposta à emergência do Equador.

O mais importantes êxito da visita é que a China e o Equador concordaram em elevar os laços bilaterais à parceria estratégica abrangente.

Os dois países estabeleceram a parceria estratégica na segunda visita oficial do presidente equatoriano Rafael Correa a Beijing no ano passado. O Equador é atualmente o maior destino do investimento e financiamento da China na América Latina.

Em suas conversas com Correa, Xi assinalou que desde 2015, a cooperação de benefício mútuo entre os dois lados tem registrado um desenvolvimento rápido em uma ampla gama de áreas, acrescentando que os laços bilaterais têm side enriquecidos desde então e têm um maior ímpeto para o desenvolvimento abrangente.

O presidente chinês disse que as relações China-Equador entraram em uma fase principal na qual a cooperação entre os dois países é de grande importância para os dois lados.

Esforço para cooperação abrangente mais forte

De acordo com um comunicado conjunto emitido na quinta-feira, a China e o Equador concordaram em impulsionar a parceria em capacidade de produção e nas áreas econômicas e comerciais.

A fim de impulsionar a capacidade de produção e a cooperação em investimento, os dois países prometeram implementar os projetos em petróleo e gás, mineração, infraestrutura, conservação d'água, comunicação e finanças, e explorar a cooperação em agricultura, indústria petroquímica, constroção naval, siderurgia e produção de papel.

A China quer trabalhar com o Equador em transferência de teconologias para impulsionar a industrialização do país e fortalecer sua capacidade em desenvolvimento autónomo.

Mais ajuda ao país atingido por terremoto

Na sexta-feira, o mais alto líder chinês também visitou a sede do sistema nacional de resposta de emergências do Equador, ECU-911, onde ele prometeu maior apoio ao Equador, atingido pelo grande terremoto, em alívio de desastre e reconstrução.

A China forneceu ao Equador um fundo direto de US$ 2 milhões e ajuda humanitária no valor de US$ 9,2 milhões após o terremoto. Empresas chinesas que têm investimento no Equador também enviaram funcionários e recursos às regiões afetadas para participar do alívio de desastre e ajuda humanitária.

"A China participará ativamente da reconstrução pós-terremoto do Equador, e continuará a fornecer apoio em habitação, atendimento médico, recursos humanos e prevenção e redução de desastres", disse Xi ao visitar a sede.

O Equador foi sacudido por um terremoto de 7,8 graus de magnitude em abril deste ano. Cerca de 700 pessoas morreram e quase 5.000 ficaram feridas no desastre, que também forçou a deslocação de 80 mil residentes.

A China é um dos primeiros países a fornecer ajuda humanitária imediatamente após o terremoto.

Acompanhando Xi durante a visita, o presidente Correa agradeceu a China pelo seu apoio no alívio pós-terremoto e ao desenvolvimento nacional do Equador, acrescentando que o país latino-americano deseja aprofundar a cooperação de benefício mútuo com China.

Antes da visita, os dois presidentes também assistiram a uma exibição de fotos sobre a ajuda chinesa no alívio de terremoto no Equador, e inauguraram um laboratório conjunto na sede ECU-911.

Desenvolvido por empresas chinesas, o sistema ECU-911 desempenhou um papel importante no alívio de desastre após o terremoto em abril, por processar efetivamente uma enorme quantia de informações e enviar instruções de forma oportuna, salvando assim numerosas vidas e prevenindo mais prejuízos. Atualmente, há 16 centros ECU-911 em todo o Equador.

Melhor infraestrutura para o Equador

Mais cedo no dia, Xi e Correa também assistiram a uma transmissão ao vivo da cerimônia de colocação da primeira pedra de um novo hospital construído com a ajuda chinesa em Chone, uma das cidades equatorianas devastadas pelo sismo.

Eles também inauguram uma usina hidrelétrica construída pela Companhia Sino-hydro da China.

A usina Coca Codo Sinclair (CCS) é o maior do tipo na história do Equador e "fruto da grande cooperação entre o Equador e a China", segundo o presidente Correa.

Com uma capacidade instalada de 1.500 megawatts, a hidrelétrica deve ajudar o país latino-americano a transformar-se de um país ávido de energia a um exportador de energia limpa e contribuir enormemente para o desenvolvimento econômico do país.

As primeiras quatro das oito turbinas em total na usina entraram em funcionamento em 13 de abril, apenas três dias antes do terremoto. A usina permanecia completa durante o desastre e a energia que gerou ajudou com o alívio de desastre local.

Em seu discurso, Xi notou que a atualização do ECU-911, a reconstrução do hospital Chone e a conclusão da hidrelétrica CCS fortalecerão efetivamente as capacidades de prevenção e alívio de desastres do Equador, e melhorarão sua infraestrutura pública.

Correa concordou em que a cooperação entre o Equador e a China melhorou a infraestrutura em seu país, acelerou o desenvolvimento de energia limpa e fortaleceu o serviço de segurança pública, assinalando que tudo isso beneficiou o povo do Equador.

O Equador é a primeira parada da viagem de Xi por três países da América Latina. É a terceira visita de Xi ao continente como presidente desde que tomou posse em 2013.

O presidente chinês chegou ao Peru na sexta-feira para participar da 24ª Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) e realizar sua primeira visita de Estado ao país latino-americano.