Gleisi destaca exemplo de outros países contra PEC que congela gastos 

Na primeira sessão de discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, realizada nesta quinta-feira (17), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez um apelo aos demais parlamentares para que analisem os exemplos de outros países antes de votarem a PEC que congela os gastos públicos por 20 anos. A PEC terá de passar por mais quatro sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno. Depois, serão mais três sessões de discussão para que tenha votação final em segundo turno.

Gleisi destaca exemplo de outros países contra PEC que congela gastos - Agência Senado

Segundo Gleisi, tanto a Europa quanto os Estados Unidos já estão revendo as políticas de austeridade adotadas para enfrentar a crise.

Nos Estados Unidos, relatou a senadora, a promessa de Donald Trump, eleito presidente, é de grandes investimentos em infraestrutura, e o simples anúncio, disse, já causou efeitos positivos no mercado.

Já a União Europeia deve anunciar um programa de investimentos que significa uma guinada com relação ao padrão de austeridade adotado nos últimos anos. Os investimentos devem ser de 50 bilhões de euros, o equivalente a mais de 180 bilhões de reais.

“Mirem-se nos homens de Atenas. Eles já nos alertavam, lá, que a austeridade europeia não ia prejudicar apenas a Grécia, ia levar junto o Continente Europeu. Eles iam continuar com as taxas crescentes de desemprego porque não tinham investimento. Uma economia não se recupera sem dinheiro em circulação”, alertou.

Para Gleisi, se a austeridade funcionasse para acabar com a crise, a União Europeia não estaria revendo essa política agora. A senadora disse considerar que a aprovação da PEC 55/2016, neste momento, significaria colocar o Brasil na contramão do mundo.