Ana Prestes lança livro para público infantil sobre Dia da Mulher 

Uma criança recebe a tarefa escolar de abordar o significado do Dia da Mulher. Acompanhando a tarefa da filha de oito anos, Ana Prestes percebeu a falta de material sobre o assunto destinado ao público infantil e que o tema é sempre tratado de forma muito politizada e aterrorizada (a fábrica incendiada com as operárias dentro). Daí surgiu o livro Mirela e o Dia Internacional da Mulher, com ilustrações de Vanja Freitas, que será lançado neste sábado (19), em Brasília.

Ana Prestes lança livro sobre Dia da Mulher para público infantil

“Como a professora pediu esse trabalho para toda a classe – e faz isso todo ano –, tive a ideia de preparar esse material mais didático e acessível à criança”, conta Ana sobre a ideia de escrever o livro, que remete à greve e grande marcha que tecelãs e costureiras de Petrogrado, na Rússia, realizaram em 8 de março de 1917 como origem do Dia.

A data passou a ser comemorada desde 1921, quando o 8 de Março foi adotado pela Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, Rússia, e foi reconhecida oficialmente em 1977, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O livro também faz referência à história de uma fábrica de tecido incendiada com as operárias dentro, em 1857, em Nova Iorque, Estados Unidos, que também teria originado a comemoração do Dia Internacional da Mulher. “Foi passando de boca em boca, mas não existem jornais, registros ou documentos da época que mostrem que ela realmente existiu”, conta a autora.

Primeiras leitoras

Doutora em Ciência Política, professora e ex-secretária de Educação de Contagem (MG), Ana Prestes, disse que recebeu ajuda das filhas na elaboração do livro. “Minhas filhas foram minhas primeiras leitoras e sugeriram modificações, que adotei para melhor comunicação com as crianças”, conta a autora, que nasceu em Moscou quando seus avós – Luiz Carlos Prestes e Maria do Carmo Ribeiro – estavam no exílio com a família.

"Naturalmente, minha formação familiar influiu na minha concepção de mundo”, afirma a autora, que é dirigente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e assessora política na Câmara dos Deputados.

Sua primeira língua foi o russo, “e talvez isso tenha influenciado na escolha do nome da personagem – Mirela. “Mir” é uma palavra muito forte em russo que, dentre outros significados, pode ser traduzido por mundo, e “ela” é um pronome e substantivo feminino em português.

Escrito em forma de poema, sempre com palavras simples, acessíveis aos primeiros anos escolares, o livro não é panfletário, mas informativo e lúdico, com notas explicativas, fotografias, cartazes e breves biografias de mulheres que tiveram participação destacada nas conquistas femininas.

Serviço:

Já lançado no Rio de Janeiro, o lançamento em Brasília será neste sábado (19), a partir das 15 horas, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park. Estão previstos lançamentos também em Belo Horizonte e Fortaleza.

Mirela e o Dia Internacional da Mulher pode ser adquirido também no endereço da editora na internet.