Trajetória:Agência Sindical entrevista nesta quinta José Luiz Del Roio

A TV Agência Sindical apresenta nesta quinta-feira (17) o segundo programa da série “Sindicalismo e Perfis”. O Repórter Sindical na Web recebe, das 20 às 21 horas, José Luiz Del Roio, escritor, historiador a autor do livro “1º de Maio – cem anos de luta”, lançado em 1986. Clique AQUI para acessar o programa ao vivo. A apresentação é do jornalista João Franzin.

Lançamento do livro 1º de maio: sua origem, seu significado, suas lutas de Jose Luiz Del Roio - Railidia Carvalho

Em setembro deste ano, o autor relançou o livro, em edição revisada e ampliada, agora com o título “1º de Maio – sua origem, seu significado e suas lutas”, edição comemorativa aos 130 anos da instituição do Dia do Trabalhador.

Destacado estudioso do sindicalismo, Del Roio foi um dos responsáveis pela recuperação de importante acervo do movimento operário brasileiro, ameaçado pela ditadura. Na Itália, ele fez carreira política, tendo sido eleito senador e depois, em dois mandatos, deputado no Parlamento Europeu.
 
O convidado, além de falar de seus livros e pesquisas, contará também sobre sua militância partidária no PCB (Partido Comunista Brasileiro) e, anos depois (por força do exílio), em partido de esquerda na Itália.
 
Após lançar “1º de Maio – sua origem, seu significado, suas lutas”, com 30 mil exemplares, patrocinado por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB, além de 28 entidades, entre Sindicatos, Federações, Confederações e o Dieese, o escritor prepara livro sobre a primeira grande greve operária brasileira, em 1917.
O programa pode ser acessado no canala da Agência Sindical no you tube AQUI