Grupo que invadiu Câmara é indiciado por dano e associação criminosa 

Os manifestantes que invadiram o Plenário da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (16) para pedir intervenção militar foram liberados no fim da noite após prestar depoimento à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Eles foram indiciados e responderão a inquérito por crime de dano e associação criminosa. 

Grupo que invadiu Câmara é indiciado por dano e associação criminosa - Agência Câmara

Para invadir o Plenário da Câmara, os manifestantes quebraram a porta de vidro da entrada, subiram na mesa e uma participante do ato chegou a cuspir em um dos seguranças da Casa.

O protesto reuniu cerca de 30 pessoas, que pediam a presença de um general e a intervenção militar, atitude em desacordo com o que estabelece a Constituição. Segundo os manifestantes, o ato, que foi organizado por redes sociais, era para fechar o Congresso.

A Assessoria de Comunicação da Polícia Federal do DF informou que foi instaurado inquérito para apurar a ocorrência de crimes de dano e associação criminosa. “Nada impede que, no decorrer das investigações, sejam identificados outros crimes”, afirmou, acrescentando que também foram instaurados “dois termos circunstanciados para apurar lesão corporal contra um policial legislativo”

Ao todo, são 40 pessoas envolvidas, que foram liberados após serem ouvidos pelos policiais. A Polícia Federal não informou se foi identificado a ligação do grupo com alguma entidade, partido político ou parlamentar.