UNE: “Brasília vai virar a capital das ocupações” 

"Brasília vai se tornar a capital das ocupações", afirmou a diretora de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, em entrevista à Rádio Brasil Atual na manhã desta quarta-feira (16), ao anunciar as estratégias de mobilização contra à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que congela os gastos públicos por 20 anos e a Medida Provisória (MP) da reforma do ensino médio. 

UNE: “Brasília vai virar a capital das ocupações” - EBC

Nessa terça-feira (15), estudantes de ocupações de todo o país se reuniram em Brasília para definir o calendário de mobilização e manifestação contra as medidas antipopulares do governo ilegítimo de Michel Temer.

Segundo Marianna Dias, o próximo passo é ocupar Brasília no próximo dia 29, quando a proposta que congela os gastos públicos por 20 anos vai a votação, em primeiro turno, no Plenário do Senado.

A líder estudantil diz que, além dos secundaristas, a mobilização deve contar com a participação dos estudantes universitários e trabalhadores da educação. Segundo ela, já passam de mil escolas e 230 universidades ocupadas em todo o país, com destaque para os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

A diretora da UNE destacou que, ao contrário do governo, que "faz de conta que não está acontecendo", o movimento das ocupações dos estudantes brasileiros vem despertando solidariedade entre o movimento estudantil da América Latina, de países como Chile, Argentina, Colômbia, Cuba, Nicarágua, e tem contado com o apoio da Organização Continental Latino-americana dos Estudantes (Oclae).

Sobre às ameaças e o emprego de técnicas de tortura contra as ocupações, como corte de luz e água nas escolas, Marianna afirma que os estudantes não vão baixar a cabeça. "Não vai ser a repressão que vai fazer a gente desistir do nosso futuro."