Câmara Federal vai apurar ação policial contra Sem Terras no PR 

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados organiza diligência nessa quinta-feira (17/11) para apurar violações de Direitos Humanos no estado do Paraná. O foco será apurar ações de criminalização de lideranças por parte da polícia, durante a  Operação Castra, realizada no dia 04 de novembro, que envolveu o estado do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ato Político do acampamento Dom Tomás Balduino - Mídia Ninja

O principal objetivo da ação foi prender integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dos Acampamentos Dom Tomás Balduíno e Herdeiros da Terra de 1° de maio, militantes assentados da região central do estado.

A diligência visitará os militantes presos nos municípios de Corbélia e Cascavel, em seguida, a agenda prevê um almoço no Acampamento Dom Tomas Balduíno, em Quedas do Iguaçu. No período da tarde, uma reunião com autoridades policiais e judiciárias do Paraná para abordar a questão dos presos. Por fim, às 17 horas, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu para relatar violações.
 
A comitiva do Congresso Nacional contará com a presença do presidente da CDHM, deputado Padre João (PT-MG), com os deputados federais Marcon (PT-RS) e Zeca Dirceu (PT-PR), e com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná também acompanhará a diligência, por meio do deputado Tadeu Veneri.