Visita do presidente chinês trará impulso aos laços com América Latina

A próxima visita do presidente da China, Xi Jinping, a três países da América Latina, no que será sua terceira viagem a essa região durante seu mandato, é vista hoje por analistas como um estreitamento dos laços bilaterais.

Xi Jingping, presidente da China - www.news.cn

Xi fará visitas de Estado ao Equador, Peru e Chile entre os próximos dias 17 e 23 de novembro, reforçando os intercâmbios e a cooperação integral com a América Latina que se viram fortalecidos neste ano.

O mandatário chinês começará sua viagem pelo Equador, que ademais representa a primeira visita do líder máximo deste território ao país sul-americano desde que as duas nações estabeleceram relações diplomáticas há 36 anos.

Prevê-se que Xi dialogue sobre as relações bilaterais e assuntos de interesse com seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, além de presenciar a assinatura de uma série de importantes documentos de cooperação.

E ainda, se reunirá com a presidenta da Assembleia Nacional do Equador, Gabriela Rivadeneira.

No que constituirá sua segunda escala, Xi chegará ao Peru, onde será recebido por seu par desse país Pedro Pablo Kuczynski, quem visitou Beijing em setembro passado depois de assumir o cargo.

Durante a visita a essa terra andina, Xi sustentará conversas com Kuczynski e se reunirá com a presidenta do Congresso da República do Peru, Luz Salgado.

Ambos participarão na cerimônia de fechamento do Ano das Trocas Culturais entre China e América Latina e publicarão um plano de ação conjunta dos dois Governos.

De 19 a 20 de novembro, Xi assistirá à reunião de líderes econômicos da APEC (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) que terá lugar em Lima, capital peruana, sob o lema 'Crescimento de qualidade e desenvolvimento humano'.

O Chile será a última parada de sua viagem, e ali Xi se reunirá com a presidenta Michelle Bachelet.

Esse foi o primeiro país sul-americano que estabeleceu relações diplomáticas com a China e o primeiro que assinou um acordo de livre comércio com o gigante asiático.

Especialistas avaliam que a visita de Xi não só consolidará a amizade tradicional com esses três países latino-americanos, como também estimulará a confiança política mútua e o nível de cooperação pragmática, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável da associação de colaboração integral entre a China e a referida região do globo.

Esta será a terceira vez que o presidente chinês viaja ao continente latino-americano.

Xi Jinping realizou uma visita de Estado a Trinidad e Tobago, Costa Rica e México em 2013; depois visitou Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba em 2014.