Líderes latino-americanos respaldam processo de mudanças na Bolívia

Líderes latino-americanos de esquerda ratificaram seu respaldo ao processo de mudanças que hoje vive a Bolívia e iniciado faz uma década no governo do presidente Evo Morales. Também defenderam processos similares no continente.

Evo Morales - Reuters

"Temos decidido apoiar de maneira incondicional o processo de mudança liderada por nossos irmãos Evo Morales e Álvaro García Linera", indica a declaração final do Seminário Internacional da América Latina em Disputa: Desafio para as Esquerdas, concluído, neste domingo (13),  na oriental cidade de Santa Cruz.

Ao mesmo tempo, os dirigentes políticos reconheceram a liderança dos integrantes do Executivo boliviano para as eleições gerais previstas para 2019.

Também convocaram a fortalecer a Agenda Patriótica 2025, programa de governo de caráter estratégico que impulsiona a industrialização e os principais programas sociais, a fim de modernizar o país face à celebração do bicentenário do nascimento da república.

As conclusões do evento foram referendadas por 25 líderes de esquerda de nove países que participaram no encontro nos dias 10 e 11, ocasião na qual se abordaram temas relacionados à conjuntura política da região.

O ex-embaixador argentino na Bolívia Ariel Basteiro assinalou que o respaldo a Morales, além dos chefes de Estado de Venezuela e Equador, é para encaminhar e fortalecer a volta de governos de esquerda na América Latina.

Tomou a teoria do vice-presidente García Linera de que estes não são ciclos, mas sim uma onda, que voltará com mais força a ocupar um espaço em função ao que vivemos nos últimos anos, na medida em que os povos cobrem consciência, argumentou.

Por sua vez, a ex-senadora e defensora dos Direitos Humanos da Colômbia, Piedad Córdova, valorizou a solidez do governo de Morales e desestimou a ocorrência de um golpe de Estado ou parlamentar que liquide o processo de mudanças.

No seminário participou o representante do Partido Socialista Unido da Venezuela, Carlos Soto; do Bloque Popular de Peru, Sergio Tejada; do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, Gustavo Codas; e o representante da Frente Guasú do Paraguai, Belarmino Balbuena, entre outros.

O papel dos meios de comunicação, a batalha de comunicação e o fortalecimento das juventudes de esquerda e os sindicatos estiveram entre os temas centrais do encontro.