Vaticano ratifica compromisso com os diálogos na Venezuela

O representante do Vaticano na Venezuela, Aldo Giordano, ratificou nesta quinta-feira (10) o acompanhamento da Santa Sede aos diálogos entre o governo venezuelano e a oposição concentrada na MUD (Mesa da Unidade Democrática) com o objetivo de colaborar com a paz no país.

Diálogos de paz na Venezuela - Presidência da Venezuela

O anúncio de Giordano afirma que “o papa confirmou que a via é o diálogo, vamos em frente, vamos explorar estes caminhos”. O porta-voz disse ter esperança de encontrar respostas concretas que se encaminhem para resolver as necessidades da população.

A primeira reunião na mesa de diálogo aconteceu no dia 30 de setembro. Na ocasião, as duas partes concordaram em destrinchar o diálogo em quatro eixos focados no respeito à soberania, reparação das vítimas, cronograma eleitoral e situação econômica do país.

Parte dos trabalhos serão coordenados pelo ex-presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que será o responsável pela mesa “Paz, respeito ao Estado de Direito e à soberania nacional”. O dirigente também afirmou que o diálogo é a única solução política plausível na Venezuela “e mais que um caminho para conquistar acordos, é um fim por si só”.

Zapateiro destacou, no entanto, que para processos como este onde os dois lados tem objetivos muito bem definidos e dissonantes, “é necessário ter paciência e vontade” e além disso, “respeito, convivência e diálogo”.

O objetivo do governo de Nicolás Maduro é conquistar estabilidade política e econômica para o país seguir se desenvolvendo.