União Africana lança iniciativa pela paz na Líbia

O presidente do Tchade e da União Africana (UA), Idriss Deby, lançou uma proposta de reconciliação nacional na Líbia na procura de uma solução ao conflito militar nesse país, informou nesta sexta-feira (11) a agência regional PanaPress.

Idriss Déby, presidente da União Africana - Magazine Africano

A iniciativa aponta para o fortalecimento do consenso entre os fatores evidentes no meio da crise líbia, que já se estende por cinco anos, segundo o líder do organismo durante uma reunião em Adis Abeba.

A África é tensionada pela situação líbia e, ante essa realidade, a UA apresenta uma proposta de reconciliação com a cooperação dos Estados vizinhos, a ONU e a União Árabe, explicou o presidente tchadiano durante uma reunião da Comissão do organismo para a Líbia.

Segundo Deby, a iniciativa regional recusa qualquer exclusão do processo político no país e tomará como referência o acordo político sobre o tema assinado em Marrocos em 2015 sob patrocínio da ONU.

A situação na Líbia é muito complicada devido à falta de acordo entre as partes e há divisões e conflitos de interesses que dominam a situação política daquele país, agregou o presidente do Tchade, eleito para dirigir a UA em sua cúpula em julho passado.

O mandatário fez questão de uma ampla participação das partes para dar um novo impulso às negociações, evitar qualquer interferência e formar um governo de reconciliação nacional.