Sexta-feira começa com paralisações e manifestações em todo o país

As Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular promovem em conjunto nesta sexta-feira (11) o Dia Nacional de Paralisações e Greve, em diversas cidades do país. Trabalhadores, estudantes e entidades dos movimentos sociais começaram, já na madrugada, a ocupar vias, escolas universidades, manifestando-se  contra o pacote do governo Temer que retira direitos sociais históricos e congela investimentos estratégicos nas áreas da saúde e educação.

Fortaleza - Reprodução

Entidades dos movimentos sociais lutam há meses contra as medidas de desmonte do país encaminhadas pelo governo Temer: fazem parte do pacote nefasto a PEC 241-55, que congelará durante 20 anos investimentos na saúde e educação, a antidemocrática Reforma do Ensino Médio e a retirada de conquistas trabalhistas históricas, através das reformas da Previdência e Trabalhista. 

A proposta das entidades é de fazer dessa sexta-feira (11) um “esquenta” de mobilizações e atividades para uma futura greve geral nacional. 

Confira abaixo imagens e vídeos das manifestações dessa sexta-feira: (Imagens: Mídia Ninja)

Na Praça da Estação, em Belo Horizonte, diversos estudantes e trabalhadores concentram-se no local manifestando-se contra os cortes promovidos pelo governo Temer. 

Vídeo: Mariana Viel

Moradores e integrantes do Movimento Sem Terra (MST) interditam a ponte de acesso à cidade, no km 49 da BR-304. A iniciativa é do Movimento sem Terra (MST).

Em Brasília, em ato contra a PEC 55, nesta sexta-feira.

Curitiba contra a PEC 241


Ato unificado entre estudantes e trabalhadores agora em Poços de Caldas (MG), com mais de 400 pessoas. Estudantes e trabalhadores que saem agora da Praça do Museu em direção ao centro da cidade.



Curvelo, interior de MG

Em Macaé, (RJ) teve Trancaço contra a PEC 55

Praça do Carmo em Fortaleza (CE)





Em Coimbra, Portugal, manifestantes foram às ruas prestar solidariedade ao movimento brasileiro que luta contra o pacote de maldades imposto pelo governo Temer.

Em São Paulo, manifestantes ocuparam vias da capital. 

Capitão Enéas, MG 

Jataí, Goiás

MTST trava BR-153, altura do anel viário na altura de Aparecida de Goiânia.

A Rodovia Anchieta, em São Paulo, é tomada pelo MTST

Os alunos da escola E.E. Estudante Henrique Fernando Gomes em Barueri, ocupada esta manhã contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC 241-55

Régis Bitencourt, via de acesso à capital paulista, é tomada pelo MTST 

Manifestantes na porta das fábricas no ABC paulista 

Trabalhadores marcham na Estrada de Itapecerica da Serra 

Estudantes da UFRGS, em Porto Alegre, param Av. Bento Gonçalves nessa manhã

Os ocupantes da PUC/RS, que já somam oito cursos no terceiro dia desde a primeira ocupação, ocupam neste momento a avenida Ipiranga em Porto Alegre/RS.

Manifestação em Passira, no interior de Pernambuco 

Faculdade Nacional de Direito – UFRJ parou Contra a PEC 55 nesta sexta-feira (UNE)

]

BR 101 em Cruz das Almas também está paralisada contra a PEC 55 (antiga 241). (Jornalistas Livres)

Jaguaquara, Bahia. (Jornalistas Livres)