Porto Alegre recebe debate do coletivo Futebol, Mídia e Democracia

Acontece nesta sexta-feira (11) em Porto Alegre o debate “Futebol, Mídia e Democracia”, organizado pelo coletivo de mesmo nome. A atividade acontece no Auditório da Fecosul (rua Andradas, 943), a partir das 19 horas e contará com a presença dos jornalistas Carlos Guimarães, Alexandre Ernest, Pedro Espinosa e Douglas Ceconello, com mediação de Najla Diniz.

Debate do coletivo futebol mídia & democracia em porto alegre

O coletivo Futebol Mídia e Democracia, fundado no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, foi criado com o objetivo de debater as relações de poder entre a mídia e as instituições que organizam o futebol brasileiro, solidificando cada vez mais um processo de cooptação do esporte mais popular do país por interesses estritamente comerciais.

O coletivo, conforme aponta seu manifesto de fundação, busca unir torcedores (organizados ou não), jornalistas, ativistas e estudiosos para construir uma agenda permanente de lutas, que contemple a organização de atividades, debates e mesmo ações práticas para que os efeitos maléficos do casamento entre as empresas de comunicação e as instituições que dirigem o futebol, principal esporte do Brasil e importante elemento na construção da identidade nacional, sejam debatidos e combatidos nas ruas, nos estádios, nos bares, nas universidades e nos demais espaços onde seja possível estabelecer um canal de diálogo e de construção de soluções que favoreçam a concepção de um futebol democrático e popular.

Saiba mais sobre os participantes:

Carlos Guimarães é jornalista, comentarista esportivo da Rádio Guaíba, especializado em jornalismo esportivo pela UFRGS e mestrando em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Alexandre Ernest é jornalista formado pela ULBRA; idealizador, editor e proprietário do blog Mundo Grenal, que busca trazer análise, opinião de colunistas e informação acerca da dupla de forma independente.

Pedro Espinosa é jornalista e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Atua como locutor da Rádio Mix FM e como professor da disciplina de Rádio, na Fundação Ossip Padre Landel de Moura. Editor e proprietário do Blog Mundo Grenal.

Douglas Ceconello é jornalista pela UFRGS, foi editor do Impedimento.org e hoje é responsável pelo Blog Meia Encarnada. Autor do livro “História Universal da Angústia”, Editora ZOUK, 2016, sobre as dores e as alegrias de ser colorado.

Najla Diniz é licenciada em Letras pela UFRGS, advogada e Conselheira do Sport Club Internacional, pelo movimento O Povo do Clube. Integra também os Coletivos Futebol, Mídia & Democracia e INTERfeminista, na defesa da democratização e da pluralidade no futebol.