Laços comerciais saudáveis entre China e EUA são de interesse comum

Uma relação comercial saudável e estável de longo prazo entre a China e os EUA são de interesse fundamental dos dois povos, disse na quinta-feira Shen Danyang, porta-voz do Ministério do Comércio chinês.

Shen Danyang, porta-voz do Ministério do Comércio chinês - www.news.cn

"Seja quem assumir a presidência dos EUA, o fato de que os interesses comuns dos dois países ultrapassam as diferenças não vai mudar, nem que o aprofundamento da cooperação de benefícios mútuos é o desejo compartilhado da comunidade comercial de ambos os países", afirmou Shen em uma coletiva de imprensa ao responder uma pergunta sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA.

Ele disse que a China vai continuar trabalhando com os EUA para avançar com as relações econômicas e comerciais bilaterais de benefício mútuo e garantir o seu desenvolvimento estável e saudável.

Quanto à desvalorização do iuane, a moeda chinesa, Shen afirmou que manter a estabilidade geral da taxa de câmbio do iuane vai ajudar a promover o comércio exterior da China e que o país não tem intenção de impulsionar a exportação por meio do iuane mais barato.